De receita caseira de depilação a uma rede de franquias com mais 100 unidades no Brasil. Idealizada há 30 anos por Glaci Van Straten, como uma produção artesanal de cera depilatória na casa da família, no Balneário Camboriú (SC), a Depyl Action foi fundada em 1996 por ela e sua filha, Danyelle. “A dor das pessoas não era só pela aplicação do produto, a cera, mas pela forma de fazer a depilação”, diz Danyelle, hoje CEO da marca.
A empreitada começou de fato para a empresária no início dos anos 1990, quando Danyelle participou da sua primeira feira sozinha. Aos 16 anos, viajou para Salvador. Na bagagem, após o evento, trouxe um pedido de 10 mil potes de cera e um carro zero como parte do pagamento. Nascia ali o interesse em se envolver cada vez mais no negócio. “A confiança da minha mãe em mim sempre foi o alicerce da nossa relação. Comecei a viajar fazendo feiras, porque era uma forma de ter capital de giro. Não podíamos vender [a cera] para a farmácia e esperar o pagamento. Tive de cair na estrada para ajudar a pagar as contas”, conta.
Aos poucos, a empresa ganhou fôlego ao oferecer um espaço para depilação, serviço até então feito por salões de beleza. Em 2001, Danyelle fez as malas e partiu para Belo Horizonte e, desde então, se dedica às lojas e à expansão via franquias. Em Minas Gerais, a empresária também ocupa o cargo de diretora regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Já a mãe segue em Balneário Camboriú e cuida da fabricação da cera.
Hoje, a rede conta com 107 unidades (quatro próprias e as demais franqueadas) em 56 cidades no Brasil e na Venezuela. Por mês, contabiliza cerca de 148 mil atendimentos. Entre os serviços oferecidos estão depilação com cera morna, design de sobrancelhas, alongamento de cílios, coloração de cílios e da região íntima, além de aparo de pelos e coloração de barba, para homens.
De olho no público masculino — que representa 5% do total de clientes —, a empresa começou a apostar neste ano em um novo posicionamento, que prevê a criação de lojas para atender a diversos perfis. “Passamos a ser não só uma empresa especializada em depilação com cera, mas de cuidados com o pelo para todos os públicos”, explica Danyelle.
Com faturamento de R$ 117 milhões em 2017, a rede espera crescer 7% neste ano, diz a empresária. O investimento mínimo inicial, incluindo taxa de franquia, é de R$ 340 mil, e o prazo médio de retorno do investimento fica entre 24 e 48 meses, com faturamento médio estimado em R$ 85 mil mensais.
Fonte: Valor Econômico