Por Raphaela Ribas e Alexandre Rodrigues | Digitalização, delivery e investimentos em gastronomia formam o tripé da estratégia do Grupo Trigo (dono de redes de restaurantes como Spoleto, Koni, LeBonTon e Gurumê), após vender a operação brasileira da Domino’s em 2018 e enfrentar, em 2020, a tormenta da pandemia e a paralisação das atividades.
Diante desse desafio, a empresa investiu pesado nas entregas e fez até uma aquisição no meio da pandemia, a da empresa que opera no país Gendai e China in Box, marca pioneira do delivery no mundo.
Com a reabertura, o Trigo voltou mais digitalizado às 500 unidades espalhadas pelo país no modelo de franquias, conta Antonio Moreira Leite, CEO e sócio do Grupo Trigo, em entrevista ao GLOBO. A principal transformação foi no Spoleto, de culinária italiana, onde a ordem é trocar gerentes focados em planilhas no tempo de atendimento por formados em gastronomia, para priorizar a qualidade da comida, diz o executivo, que é chamado de Tom na empresa e no setor. Ele também dirige a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Uma forma de expansão das redes do Trigo é com estabelecimentos em que funcionam mais de uma marca. Qual é o plano para esse modelo?
O pensamento desse modelo store in store é aproveitar a complementariedade de portfólio, a possibilidade de compartilhar custos fixos e aluguel com duas ofertas que não se canibalizam, por uma questão de cardápio ou de horário de consumo. Com a aquisição de China in Box e Gendai, a gente traz esse leque de opções para que nossos franqueados possam incrementar a receita.
Estudam novas aquisições?
Do ponto de vista estratégico, o Grupo Trigo se vê como consolidador no nosso mercado. Hoje não estamos olhando nenhuma marca. Estamos dedicados a consolidar a aquisição de China in Box e Gendai. O que a gente tem é o amadurecimento de marcas, inclusive fazendo o caminho inverso, do digital para o ambiente físico. Um exemplo é a Poke, que nasceu digital (para delivery) dentro do cardápio de China in Box e de Gendai, mas que não tinha o negócio “pokeria” por si só.
Já tem?
O projeto arquitetônico demorou, mas vai sair finalmente este mês. A gente vai introduzir no Centro do Rio e num shopping em São Paulo.
Fonte: O Globo