O tripé tecnologia, processos e pessoas nunca fez tanto sentido para o setor varejista como nos dias atuais, onde o cenário de crise gera um certo pânico, mas também cria um ambiente de oportunidades para inovação de produtos, de serviços e de negócios. E mesmo diante desses desafios, como o Varejo pode manter a eficiência e produtividade em uma agenda que vai do curto ao médio prazo?
“Nós, profissionais de Tecnologia da Informação, precisamos evoluir para uma atuação de entrega de valor para o negócio”, aponta o CIO da Decathlon, Giovanni Montoneri. Ele será um do painelistas da 5ª edição do Congresso TI & Varejo, que acontecerá no dia 18 de agosto no WTC, em São Paulo. O executivo se juntará a nomes como Joaquim Garcia, CIO Global da IMC, Paulo Farroco, CIO da Riachuelo, e Ricardo Pastore, professor e coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM, para falar de crise e disrupção no setor varejista e como a TI tem sido estratégica nos processos de inovação, eficiência, produtividade e engajamento com o cliente.
Na visão de Montoneri, que está na Decathlon desde 1999 e já foi, inclusive, CTO da companhia, o Varejo deve aproveitar as oportunidades que surgem em períodos de crise, principalmente para inovar a empresa de dentro para fora. “Hoje, otimizamos processos existentes, melhoramos a qualidade dos nossos produtos e temos mais eficácia na entrega de valor para o negócio”, acrescenta.
Desde 2014, Montoneri vem aprimorando o parque tecnológico da Decathlon no Brasil com a implementação do SAP HANA, tecnologia de RFID no estoque que é integrado para ambiente físico e online. Isso gera mais agilidade ao atendimento, garantindo sempre disponibilidade do produto e facilita a produção de inventários nas lojas físicas. Além disso, na área de mobilidade, a varejista disponibiliza smartphones para os vendedores nas lojas físicas com objetivo de melhorar o atendimento ao cliente. “Com exceção do SAP HANA, as outras tecnologias foram desenvolvidas internamente, uma vez que já temos um time especializado nas nossas demandas. Além disso, o Brasil tem muitas particularidades fiscais e contábeis”, explica o CIO.
A Decathlon está presente em 26 países com 1.100 lojas físicas e conta com um time de 550 pessoas no departamento de Tecnologia da Informação. No Brasil, a equipe de Montoneri contém 35 pessoas. “Hoje, nossa expertise nas demandas brasileiras com especificidades fiscais, frente de caixas, sistemas de importação e armazéns servirá de exemplo para a abertura de novas lojas em diferentes países”, finaliza o CIO.