Por Paulo Gratão | As 300 maiores varejistas brasileiras faturaram R$ 1,129 trilhão em 2023, de acordo com o ranking Cielo-SVBC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, divulgado na última segunda-feira (12/8). O levantamento, encabeçado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), chegou a sua 10ª edição, e mostrou crescimento de 7,9% na receita das empresas do setor.
Eduardo Terra, presidente da SBVC, comenta que o ranking nasceu, em 2015, durante uma crise econômica que era sentida por todo o mercado. De lá para cá, o setor viveu os dilemas da pandemia e toda a transformação digital do varejo. “Estamos iniciando uma nova fase, em que fatores tão diversos quanto a inteligência artificial, o varejo cross border e as transformações socioeconômicas do país geram novos paradigmas, desafios e oportunidades”, diz.
Mesmo com a força da digitalização, as lojas físicas se provaram resilientes. Das 300 empresas listadas no ranking, 267 divulgaram a quantidade de lojas existentes nos dois últimos anos. O total de unidades das respondentes somou 70.998 em 2023, um crescimento de 3,6% em relação ao ano anterior.
Entre as 20 que mais abriram lojas em 2023, 13 operam sob o sistema de franquias. A Cacau Show, primeira colocada no ranking, é uma delas: a rede inaugurou 548 novos pontos de venda só no ano passado, totalizando 4.217. Em seguida, vem a RD Saúde, que opera com lojas próprias, e abriu 270 pontos de venda, totalizando 2.953 lojas.
Confira o ranking das 20 varejistas que mais abriram lojas em 2023. As franquias estão destacadas com um asterisco:
Varejistas que mais abriram lojas em 2023
Posição Geral | Empresa | 2023 | 2022 | Crescimento | |
1 | 44 | Cacau Show * | 4.217 | 3.739 | 548 |
2 | 5 | RD Saúde | 2.953 | 2.702 | 270 |
3 | 139 | Grupo CRM * (Kopenhagen, Brasil Cacau) | 1.084 | 974 | 164 |
4 | 129 | VEM | BR Mania * | 1.323 | 1.240 | 137 |
5 | 202 | Chilli Beans * | 1.163 | 1.020 | 133 |
6 | 36 | Farmácia São João | 1.098 | 979 | 119 |
7 | 15 | DPSP | 1.526 | 1.456 | 109 |
8 | 6 | Grupo Boticário * | 3.834 | 3.727 | 107 |
9 | 125 | BFFC (Bob’s) * | 1.087 | 1.081 | 86 |
10 | 111 | EssilorLuxottica (Óticas Carol) * | 1.624 | 1.606 | 75 |
11 | 41 | Zamp (Burger King, Popeyes) * | 1.039 | 990 | 74 |
12 | 189 | Alpargatas (Havaianas) * | 586 | 571 | 67 |
13 | 8 | GPA Alimentar | 767 | 735 | 61 |
14 | 56 | Panvel Farmácias | 600 | 556 | 57 |
15 | 81 | Vivara | 390 | 336 | 57 |
16 | 179 | Usaflex * | 315 | 275 | 46 |
17 | 1 | Grupo Carrefour Brasil | 1.188 | 1.203 | 44 |
18 | 137 | Farma Conde * | 360 | 382 | 43 |
19 | 265 | Bagaggio * | 188 | 150 | 42 |
20 | 168 | Lupo * | 610 | 572 | 41 |
De acordo com o estudo, o formato permite que empreendedores, de todos os portes, ajudem na nacionalização de marcas. No entanto, mesmo com um número expressivo de lojas, as franquias não necessariamente estão entre os maiores faturamentos do varejo. A Cacau Show, por exemplo, tem a 44ª maior receita do varejo brasileiro.
O ranking por faturamento é liderado, mais uma vez, pelo Carrefour, que registrou uma receita bruta de R$ 115, 4 bilhões em 2023. As 5 maiores empresas do ranking (Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Grupo Casas Bahia e RD Saúde) somaram um faturamento de R$ 307,1 bilhões, que corresponde a quase um terço (27,2%) do faturamento das 300 maiores e 11,2% do faturamento total do Varejo Ampliado brasileiro.
Já as maiores redes em número de lojas são Cacau Show (4.217), Grupo Boticário (3.834), RD Saúde (2.953), Ortobom (2.380) e Americanas (1.748).
Fonte: PEGN