Ao utilizar a gamificação, associada a outros modelos de ação, Dansk aumentou o fluxo de clientes nas lojas, entre outros benefícios
Aumento do fluxo de clientes e do tíquete médio são algumas vantagens
Desde 2013, a rede dinamarquesa Dansk Supermarked Group – com cerca de 1.400 lojas em cinco países da Europa – começou a utilizar uma tecnologia que permite, ao mesmo tempo, entreter e fidelizar o consumidor. Chamada de gamificação, a ferramenta – adotada para várias finalidades no mundo dos negócios – utiliza jogos virtuais que, no caso da varejista, podem ser acessados pelo celular e oferecem prêmios ao consumidor. A iniciativa da Dansk complementa um programa de fidelidade implementado em parceria com a TCC Global, empresa do Reino Unido com 25 anos de mercado e que soma mais de 7 mil campanhas desenvolvidas nesse e em outros modelos em 70 países, o que inclui o Brasil, onde desembarcou recentemente. A rede já realizou mais de 10 ações com esse tipo de interação. Via de regra, funciona assim: o consumidor recebe um link por e-mail ou pelas mídias sociais, que dá acesso ao jogo. A pessoa pode jogar uma vez por dia. Quando vence a partida, pode ir à loja física retirar um prêmio. Com isso, é possível elevar tíquete médio e obter dados do cliente – só para citar alguns exemplos. Outra ação, mais tradicional da TCC e que também faz parte do programa de fidelidade da Dansk, consiste em o consumidor colecionar selos a partir da compra de determinados produtos. Cada vez que um número predefinido de selos é alcançado, o cliente troca por prêmios diferenciados. Combinando os dois modelos – selos e jogos interativos –, a Dansk elevou em 25% o tráfego de clientes em uma de suas campanhas de Natal. A iniciativa teve adesão de 30 marcas de fornecedores.
25% Aumento de tráfego nas lojas da Da nsk 13% da população da Dinamarca, que soma 5,7 milhões de pessoas, já participou das ações 30 marcas de fornecedores aderiram aos programas da rede
Um ponto importante dos projetos da tcc
Que não exigem do varejista ter um cartão de fidelidade, são os prêmios. “Trabalhamos com recompensas exclusivas, aspiracionais e colecionáveis”, diz Wagner Morais, country manager Brasil da TCC. Para isso, mantém parceria com a Disney, Universal, Warner Bros., entre outras.
Para disseminar ainda mais o uso de jogos interativos entre seus clientes, a TCC Global adquiriu a Gametation, empresa desenvolvedora dessa tecnologia. Também comprou a Summit, de inteligência de marketing, que faz análise estatística de dados. A companhia trabalha ainda com recursos de tecnologia aumentada e de realidade virtual. Segundo Josmar Ribeiro, diretor da região Ibero-America da empresa, com isso, é possível lidar com o desafio de fidelizar um público mais informado, exigente e digital.
A empresa define as ações conforme as necessidades do varejo, levando em conta canais de venda, perfil das lojas, comportamento do público, etc. “Criamos valor para os clientes. Seja proporcionando aumento de vendas, de tráfego, valorização da marca, mudança de imagem e melhoria no relacionamento com o público e fornecedores”, disse Andrea Rinetti, vice-presidente mundial de vendas da TCC Global no evento The Art of Loyalty, realizado em maio último em Paris, na França (veja acima).
No Brasil, a empresa desenvolveu um programa de fidelidade com o Carrefour. Nele, os clientes de 54 hipermercados ganhavam um selo a cada R$ 50 em compras. Ao juntar 20, era possível trocar por um avental. Conforme a quantidade aumentava, a pessoa tinha direito a diferentes modelos e conjuntos de facas da marca MasterChef.
Fonte: Supermercado Moderno