Uma loja que desperta a curiosidade dos consumidores. Esta é a melhor definição para a rede japonesa Daiso que possui mais de 4200 lojas em todo o mundo e opera no Brasil desde 2012. Conhecida como “hyakuen shop”, ou “loja de 100 ienes”, a loja vende uma grande variedade de produtos a preços baixos e recentemente inaugurou seu e-commerce. Conversamos com Reginaldo Paulista, gerente geral das lojas Daiso Japan no Brasil, sobre a operação e as perspectivas da empresa no online. Confira:
ECB: A Daiso tem uma característica bem peculiar que merece destaque: a maioria dos clientes são também fãs da marca. Qual o segredo para transformar clientes em fãs da loja?
Reginaldo: Por ser uma empresa genuinamente japonesa, a Daiso tem como principal valor satisfazer os nossos clientes. Queremos preservar a longa história entre Brasil e Japão, por isso acreditamos que ao visitar nossas lojas o cliente terá uma experiência parecida com a de uma “excursão” em um parque de diversões. Nesse momento o cliente pode se conectar um pouco à cultura japonesa através nossos produtos coloridos e úteis no dia-a-dia, que eles nunca imaginariam existir.
Em toda a loja temos ‘POPs’ explicativos dos produtos para manter o cliente sempre entretido, além de uma linha com mais de 3.000 itens com rotatividade alta de até 300 itens novos todo mês.
ECB: Desde o final do ano passado, além das lojas físicas, a Daiso também lançou sua loja virtual com entrega para o Estado de São Paulo. Vocês acreditam que o consumidor da loja física também vai acabar comprando na loja virtual? Por que?
Reginaldo: Com certeza! Até porque foram os próprios clientes que arduamente pediram a loja virtual da Daiso e queremos estar próximos deles. Não só a loja, mas nossos produtos transmitem essa cultura. O consumidor pode ter produtos semelhantes aos nossos em sua casa, mas o que temos a oferecer é diferente. A essência do que vendemos é, acima de tudo, a cultura do que somos.
ECB: Vocês acham que a experiência de compra que o cliente tem na loja física também pode ser a mesma na loja online? Quais são as vantagens do cliente comprar pela internet?
Reginaldo: Os nossos produtos detêm certa parte dessa experiência. Sabemos que a experiência do PDV não será substituída pela online, mas o que ofereceremos é o conforto e a diversidade de nossos produtos. Quem não tem uma Daiso pertinho de onde está ainda, pode ter acesso pelo e-commerce!
ECB: Os produtos da Daiso são bem diferentes e despertam a curiosidade dos brasileiros por sua criatividade (e utilidade). Você acredita que este é um diferencial da loja?
Reginaldo: Com certeza é mais um dos nossos pontos fortes. Nossa proposta é oferecer aos clientes variedade e preço acessível. No entanto, temos a barreira da língua, pois a maioria das embalagens têm descrições e conteúdo em japonês. Por isso nos esforçamos para deixar sempre as informações mais claras possíveis traduzindo as embalagens e confeccionando os POPs como mencionei anteriormente. Além do mais, a cultura japonesa é vivida na loja, seja no cumprimento ao cliente quando entra, como no atendimento, organização e limpeza, típicos da sociedade japonesa.
ECB: O preço também é uma estratégia para destacar a marca no mercado?
Reginaldo: Sim. A nossa meta é disponibilizar aos nossos clientes variedade, qualidade com preços acessíveis, pois sentimos que no geral o custo de vida aqui no Brasil é muito caro. Para isso, nossa equipe de importação faz a análise de todos os custos em média de 20 contêineres por mês, cerca de 2 a 3 mil itens (mais de 2 milhões de peças), produto por produto. Além disso, analisamos do ponto de vista do cliente, se realmente os valores que oferecemos são justos.
ECB: Estamos em um período de volta do otimismo na economia brasileira. A Daiso também está otimista para que as vendas voltem a crescer?
Reginaldo: Temos trabalhado para minimizar ao máximo o impacto da crise brasileira e felizmente o resultado foi positivo. Estamos otimistas quanto a recuperação da economia, e estamos nos esforçando para fazer nossa parte.
ECB: Quais têm sido as ações de marketing previstas para este ano? Vocês acreditam que as redes sociais seja uma boa estratégia de vendas?
Reginaldo: A ação de marketing da Daiso está relacionada diretamente com a nossa expansão. Percebemos que há um crescimento significante de seguidores no Facebook e nas inaugurações. Abriremos mais 10 lojas até o final do ano. Sendo assim, isso nos ajuda a aumentar a popularidade da marca Daiso e consequentemente reflete diretamente no crescimento de fãs-Daiso.
ECB: A Daiso pretende expandir o e-commerce para outros estados no longo prazo? Quais são os desafios logísticos previstos para entrega nos outros estados?
Reginaldo: Sim, pois como foi citado anteriormente, queremos disponibilizar os nossos produtos para o maior alcance possível de clientes aumentando também nossos fãs.
A quantidade de itens é uma das dificuldades pensando na logística e também a questão das tributações interestaduais, que estamos estudando. Em breve, teremos novidades.
Fonte: E-Commerce Brasil