A Dafiti Group, que reúne as operações da Dafiti, Kanui e Tricae, informou que pretende melhorar a rentabilidade em 2018, aproveitando o ritmo acelerado de expansão que o grupo apresenta desde o ano passado.
O presidente e sócio-fundador da Dafiti, Philipp Povel, disse, sem citar números, que a Dafiti fechou 2017 com lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) acima do esperado e atingiu o equilíbrio financeiro da operação.
A Dafiti pertence ao Global Fashion Group (GFG), não divulga todos os dados financeiros de suas empresas. A Dafiti informou que, em 2017, atingiu uma receita líquida de venda de mercadorias de R$ 1,42 bilhão, o que corresponde a um crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior. Em 2016, o crescimento foi de 13,5%. No quarto trimestre, as vendas aumentaram 22,1% ante o mesmo período de 2016, chegando a R$ 438,7 milhões.
No ano, o crescimento da Dafiti foi duas vezes maior que o crescimento do varejo de moda, que no ano atingiu alta de 7,7%. O aumento também superou o comércio eletrônico como um todo, que no país cresceu 8%.
“Até agora, 2017 foi o melhor ano da história da Dafiti. Houve uma aceleração importante nas vendas, e a maior conquista foi a melhoria expressiva de rentabilidade”, afirmou Povel.
No negócio de marketplace, a Dafiti registrou um aumento de 1 mil parceiros, chegando a pouco mais de 4 mil novas marcas disponíveis. “O marketplace cresceu bastante, mas é uma área que a Dafiti ainda trata com cuidado. Alguns concorrentes vendem todo tipo de mercadorias no marketplace, mas tomamos cuidado para garantir a manutenção do nível de serviços que já eram oferecidos no nosso comércio eletrônico”, disse o executivo.
De acordo com o executivo, a Dafiti melhorou a gestão de despesas com o ganho de escala, o que permitiu melhora no seu Ebitda. No ano, a Dafiti ampliou a oferta de produtos com o acréscimo de 6 mil marcas. O total de itens disponíveis ficou em pouco mais de 400 mil produtos. A companhia também ampliou o lançamento de coleções especiais de marcas próprias, como forma de incrementar as vendas no ano.
Povel disse que, além da ampliação de produtos, a companhia faz uso de tecnologias para melhorar os processos de compra. “A empresa acumula milhões de dados todos os dias. Nosso grande ativo consiste em entender esses dados e atender melhor os clientes”, afirmou. O executivo disse que a companhia faz análises dessas informações para melhorar o processo de compra de produtos no site. Os dados também são usados para definir melhor preços, a apresentação de produtos no site e a publicação de anúncios publicitários em outros sites.
“A estratégia está dando muito certo. O grupo conseguiu acelerar o crescimento e melhorar a rentabilidade. Para 2018, a meta é manter o foco na definição de um portfólio de produtos relevantes e melhorar a experiência de compra dos consumidores”, disse Povel. O executivo acrescentou que a companhia vai trazer novas tecnologias ao mercado este ano, mas não deu mais detalhes.
Em 2017, a Dafiti colocou no mercado um projeto de pagamento digital que usa a biometria – impressão digital ou reconhecimento facial — para efetuar pagamentos. O serviço foi lançado em parceria com Santander e Mastercard. No início de 2018, a companhia passou a oferecer o pagamento via Apple Pay.
Global Fashion Group
A Global Fashion Group encerrou o quarto trimestre de 2017 com uma receita líquida da GFG de 328 milhões de euros (US$ 403,3 milhões). O resultado representou um crescimento de 16% sobre o quarto trimestre de 2016. Excluindo a variação cambial do período, a receita líquida avançou 23%.
As vendas de mercadorias somaram 337,7 milhões de euros no período (US$ 415,2 milhões). com crescimento de 18%. Excluindo a variação cambial, o crescimento foi de 24%.
O lucro bruto chegou a 124,6 milhões de euros, com avanço de 38% no trimestre. O prejuízo antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de 21,4 milhões de euros, ante uma perda, no quarto trimestre de 2016, de 28,3 milhões de euros.
A Global Fashion Group não divulga a última linha do balanço. O resultado da companhia é incorporado ao balanço do fundo alemão Rocket Internet, que divulga seu resultado financeiro na sexta-feira.
No ano de 2017, a companhia atingiu uma receita líquida de 1,09 bilhão de euros, com avanço de 23,5% sobre o ano anterior. A receita de vendas de mercadorias somou 1,13 bilhão de euros no período, com crescimento de 25%. O Ebitda ficou negativo em 97,9 milhões de euros no ano, ante um Ebitda também negativo de 130,8 milhões de euros.
De acordo com a companhia, ganhos de eficiência operacional e de escala ajudaram a reduzir as perdas com Ebitda, no quarto trimestre e no ano.
Dafiti
A Dafiti apresentou no quarto trimestre um crescimento de 9% na receita líquida, para 108,4 milhões de euros (US$ 133,3 milhões). Excluindo a variação cambial, o aumento na receita foi de 18%.
As vendas de mercadorias somaram 113,6 milhões de euros, com avanço de 12% no quarto trimestre. O lucro bruto da operação da Dafiti chegou a 43,7 milhões de euros, com crescimento de 1% no quarto trimestre.
No ano de 2017, a receita líquida da Dafiti cresceu 16%, para 365,2 milhões de euros (US$ 449,0 milhões). A receita com vendas de mercadorias atingiu 388,7 milhões de euros, com avanço de 20% no ano. O lucro bruto da Dafiti atingiu 155,4 milhões de euros, com alta de 14% sobre o ano anterior.
Fonte: Valor Econômico