A Dafiti, líder de moda no comércio eletrônico no Brasil, diz que não teme o avanço da gigante Amazon na venda de roupas. Além do seu conhecimento e força no mercado nacional, a brasileira está trazendo novas marcas internacionais de forma exclusiva para sua plataforma.
É o caso da Banana Republic e do Bestseller Group, com as marcas Only, Vero Moda e J&J, que começaram a ser vendidas em agosto no Brasil, apenas pelo site da Dafiti.
“Não estamos preocupados com o avanço da Amazon. É só mais um player”, diz Malte Huffmann, co-fundador e vice-presidente de marketing e de compras da empresa.
Segundo ele, desde o ano passado a gigante americana estava aumentando o seu portfólio aos poucos e era só uma questão de tempo até começar a vender roupas e acessórios, o que aconteceu em agosto.
No entanto, a Dafiti, que tem 16 milhões de clientes, está confiante de que tem estrutura para competir com a empresa, que recentemente chegou ao impressionante valor de mercado de 1 trilhão de dólares. Para o executivo, apesar da entrada em novos segmentos, a Amazon ainda não tem a força das líderes nacionais e nem um portfólio tão amplo, já que atua apenas com marketplace.
A Dafiti faz parte do grupo multinacional de e-commerces de moda em mercados emergentes, o Global Fashion Group (GFG) que incluia Lamoda (Russia), Namshi (Oriente Médio), The Iconic (Oceania) e Zalora (Sudeste da Ásia e Austrália).
Huffmann diz que o conhecimento do grupo em mercado internacional ajuda a Dafiti a trazer marcas estrangeiras para o Brasil, como a Banana Republic e o Bestseller Group, com as marcas Only, Vero Moda e J&J. Toda a operação dessas dessas marcas será feita pela companhia, que será responsável por importar, armazenar e enviar as peças.
Da mesma forma, a Dafiti também leva marcas brasileiras para fora, como é o caso da Beira Rio que já é vendida em alguns países da América do Sul em que a empresa tem operação.
Tecnologia
Além de aumentar o portfólio com marcas exclusivas, a Dafiti investe em serviços e ferramentas para melhorar o nível de atendimento ao consumidor. Uma das novas tecnologias é o aplicativo Busca Look, que permite pesquisar roupas no site a partir de uma foto ou imagem.
Outro foco da brasileira é diminuir a fricção nos meios de pagamento. A empresa firmou parcerias com o Samsung Pay e Apple Pay, sistemas que armazenam os dados de cartão do usuário e facilitam na hora de finalizar a compra.
Para melhorar a entrega, a empresa buscou outros parceiros, como a startup Pegaki. Assim, o consumidor pode comprar pela internet e retirar em mais de 6 mil pontos físicos.
Fonte: Exame