O CyberCook, hub de culinária da internet, foodtech que é parte do Grupo Carrefour Brasil, acaba de ganhar uma nova versão que proporciona aos consumidores uma série de funcionalidades que ajudam a manter uma alimentação mais saudável, sustentável e econômica. A plataforma, que possui mais de 100 mil receitas e acima de 2,4 milhões de usuários, recebeu novos serviços, com recursos voltados à nutrição, busca direcionada conforme o perfil do usuário e até mesmo uma estimativa de custo da porção e da receita completa.
As novas ferramentas avançadas do CyberCook combinam machine learning e inteligência artificial para ajudar o consumidor a economizar dinheiro e evitar desperdícios. Entre elas está o Smart Price, que calcula o custo porcionado da receita pronta, o custo porcionado dos ingredientes (contando apenas a quantidade utilizada) e o custo completo caso a pessoa compre todos os ingredientes da receita.
Já o serviço Nutri Data fornece informações para contribuir com uma alimentação mais equilibrada, ativando o alerta nutricional por meio da informação de macronutrientes por cada porção da receita. Destaque também para o Smart Search, que permite ao usuário pesquisar receitas baseadas em suas restrições ou estilos alimentares – por exemplo, sem glúten, lactose ou vegano – ou ainda em preferências específicas, incluindo ou excluindo ingredientes, quantidade de calorias, preço por porção ou receita completa.
Outros dois novos sistemas de busca inteligente são grandes aliados dos usuários que procuram receitas sob medida, de acordo com os seus próprios hábitos e preferências. O Feed Save permite localizar receitas a partir dos ingredientes que sobraram de uma receita anterior, colaborando com o aproveitamento e a redução do desperdício e otimizando a experiência de compra, buscando torná-la mais ágil e cômoda.
“Os novos serviços do CyberCook para planejamento das refeições são um grande aliado do consumidor, direcionando desde a escolha dos ingredientes, seja pelo perfil nutricional ou pelo orçamento doméstico, até o aproveitamento de alimentos que sobraram de receitas anteriores, incentivando a compra inteligente e mais sustentável”, afirma Alexandre Canatella, Diretor de Negócios Digitais do Carrefour Brasil. “A nossa proposta de valor e a entrega ao consumidor estão totalmente alinhadas ao posicionamento do Grupo Carrefour, que também investe na saudabilidade e alimentação acessível como importantes pilares do seu negócio.”
Saudabilidade e Omnicanalidade
Com as novas funcionalidades do CyberCook, o Carrefour avança no pilar de transição alimentar ao democratizar, de forma prática e com o apoio da tecnologia, o acesso a uma alimentação saudável e a preço justo para todos — premissas do movimento global Act For Food, lançado pela companhia em 2018.
O CyberCook foi o principal negócio envolvido na aquisição da e-Mídia, anunciada pelo Grupo Carrefour Brasil em novembro de 2018. Essa operação representa mais um passo relevante também na estratégia de transformação digital do Carrefour, que contempla o investimento em inovação para oferecer serviços omnicanais que facilitem ainda mais a vida dos clientes.
Já integrada ao ecossistema Carrefour, a plataforma oferece uma série de conteúdos que valorizam o perfil e as demandas dos consumidores. Essa inteligência já tem sido testada em iniciativas omnicanais. Um exemplo é a Receita da Semana, que em conjunto com outras áreas do ecossisstema ajudou a mapear o perfil dos clientes impactados e viabilizou a realização de ações customizads, com ofertas especiais e abastecimento das lojas com os itens mais demandados. Esse teste foi feito com produtos da peixaria em fevereiro e resultou num aumento de até 54% na taxa de conversão dentro do grupo avaliado.
Próximos passos
Em breve, a partir de uma ampla integração com a base de CRM e Big Data do Carrefour, será possível adequar a distribuição e a realização de promoções mais direcionadas para cada perfil de cliente, permitindo um consumo mais inteligente e sustentável dos alimentos. Além disso, as receitas do CyberCook darão acesso a ingredientes vendidos no e-commence alimentar da rede, ao passo que esses itens comercializados no site carrefour.com.br também oferecerão a opção de acessar receitas prontas que levam o produto.
Essa capacidade, que envolve a criação de camadas de inteligência artificial que vão muito além das receitas, está alinhada com a ambição da rede de se tornar líder no e-commerce alimentar nos próximos anos. No Brasil, a compra e a entrega de alimentos pelo site e aplicativo Meu Carrefour já está disponível para a Grande São Paulo. Em breve, expandirá para outras regiões.
Fonte: Ecommerce News