A união da Livraria da Cultura com a Fnac Brasil vai criar um grupo com robustez para concorrer de igual para igual com a atual líder do mercado de livrarias no país, a Saraiva. Em 2016, a empresa registrou 6,8% de participação de mercado, totalizando R$ 1,26 bilhões em vendas, segundo dados da consultoria Euromonitor.
Ao dar as mãos, considerando os números do último ano, a Fnac e a Cultura, segunda e terceira no ranking, respectivamente, terão uma mordida equivalente a 5,8% do mercado, com R$ 1 bilhão em vendas. Já neste ano, afirmam especialistas do setor, o resultado deve crescer, pela complementaridade de operações das duas empresas, garantindo queda de custos em consequência de sinergias operacionais e ganho na margem de lucro.
— O segmento de livros e de eletroeletrônicos perdeu vendas nos últimos três anos de crise. Neste ano, já mostram recuperação. Então, existe uma janela de oportunidade aberta. A Livraria Cultura vai ganhar massa para crescer, complementar a oferta de produtos. Outras negociações no varejo virão — avalia Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Fonte: O Globo