O cenário também incentivou o crescimento das compras à vista no comércio eletrônico
Apenas produtos de valor agregado ou compras realizadas em período promocionais ficaram isentas da taxa de entrega no comércio eletrônico em 2015. Elas corresponderam a 40% do total vendido, contra 59% de 2013. Os dados são da 33° webshoppers, relatório da consultoria E-bit, em parceria com a camara-e.net, que analisa as tendências do e-commerce.
O principal motivo para a queda na isenção do frete foi a crise econômica, que exigiu ajustes das empresas. Ela também influenciou mudanças na forma de pagamentodo consumidor. Em dezembro de 2015, o percentual de pessoas que compravam à vista era de 42%, ante a 38% registrado em julho do mesmo ano. Em 34% dos casos a compra em até três vezes passou a ser mais comum. A queda foi de três pontos percentuais em relação a julho.
As compras com boleto cresceram 19,6%, mas o cartão de créditocontinua sendo o principal meio de pagamento dos consumidores online. “O comércio eletrônico está amadurecendo, e o frete grátis já não precisa mais ser usado para estimular a compra”, diz Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico). “Aslojas virtuais podem oferecer opções de entrega com prazos e preços diferenciados, como acontece em países da Europa e nos EUA”.