Embora a rede Assaí continue, disparada, a que mais gera resultados, duas outras operações da divisão alimentar do GPA têm muito do que se orgulhar. No último trimestre de 2018, considerando-se apenas “mesmas lojas”, as bandeiras de supermercados Extra Super, Mercado Extra e Compre Bem registraram alta nominal de 4,7% em receita bruta. Isso depois de ter amargado taxas negativas nos dois primeiros trimestres do ano: 3,2% e 1,3%, respectivamente. A recuperação se deve, em parte, ao processo de conversão de lojas. Após a mudança, as lojas que se tornaram Mercado Extra registraram alta nas vendas de 30%, e as que foram transformadas em Compre Bem cresceram 50%.
“Criatividade Comercial”
- reposicionamento de marcas exclusivas
- lançamento de mais de 500 novos produtos
- novo modelo de comunicação
- novas campanhas promocionais
Segundo comunicado aos investidores, o bom desempenho foi fruto ainda da “criatividade comercial” da empresa, traduzida pelos atributos acima. O formato “proximidade” – que atua com as marcas Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra – também sobressaiu, com aumento ainda mais marcante na receita bruta: 19,1% em “mesmas lojas” –, também depois de ter sofrido queda, no caso de quase 8% no 1º trimestre de 2018. O avanço entre o 4º e o 3º trimestre foi de 6 pontos percentuais. Para o GPA, algumas decisões explicam a volta por cima: revisão do sortimento, adequado aos diferentes públicos, promoções alinhadas ao Extra e Pão de Açúcar e foco nas marcas exclusivas.
Em “mesmas lojas”, enquanto o atacarejo do GPA mantém seu crescimento sólido, outras duas bandeiras se destacam. Boa parte do sucesso se explica pela conversão de lojas Extra Super em:
* Crescimento se refere apenas às lojas convertidas em relação às vendas de antes da mudança?
Já o Assaí avançou 9,1% nos últimos três meses de 2018. A rede foi favorecida pela retomada da inflação, sobretudo de commodities e lácteos, que passou de – 5,1% para + 3,9%. O GPA assinala o peso das ações promocionais, sobretudo o da maior campanha de aniversário já realizada pela bandeira. E ainda a penetração do Cartão Passaí, que subiu 5% e hoje contabiliza 600 mil unidades. O cartão respondeu por R$ 2,2 bilhões de vendas.
Minuto Pão de Açúcar
A bandeira de proximidade fechou o ano com 79 filiais. No último trimestre do ano passado, foram fechadas três unidades
Desempenho “mesmas lojas” 2018 em porcentagem (%)
Evolução receita bruta, por trimestre sobre igual período do ano anterior – Dados do Assaí exclui conversões
2018
53,6 bilhões de reais de vendas brutas
10,7% crescimento nominal
2019
Para repetir o sucesso do último trimestre de 2018, o GPA já comunicou que continuará com conversões dos Extra Super, a fim de elevar número de clientes, vendas e tíquete médio. O foco do Minimercado Extra será consolidar as decisões já tomadas, e o do Minuto Pão, retomar a expansão com novas 15 lojas
Fonte: S.A. Varejo