Na contramão da crise, o Mercadão dos Óculos se prepara para bater a marca de 250 unidades em 2017. A rede de óticas que mais cresce no Brasil mira faturamento de R$ 100 milhões no ano. Com mais de 12 linhas próprias, a marca vende produtos até 60% mais baratos do que os concorrentes de mercado e busca investidores em todas as regiões do país. Neste ano, a principal novidade da rede foi a parceria com a jornalista e apresentadora Chris Flores, que assina a linha celebrity da marca.
“O mercado de óticas retomou o crescimento de forma significativa no primeiro trimestre do ano. A previsão é de um faturamento 7% mais alto em relação a 2016. A expectativa não só da gente, mas do mercado como um todo é que esse número seja ainda maior nos próximos três anos, com a retomada do crescimento econômico”, explica Gustavo de Freitas, diretor de expansão da rede sobre os números divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica) neste mês.
O plano de expansão para os próximos anos, segundo Gustavo, é ainda mais ousado. Chegar a 600 unidades até 2020 é objetivo do negócio que começou em 2012, mas já desponta como uma das franquias que mais cresce no país. Como um todo, o segmento de franchising no país também se manteve em alta. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor cresceu 9,4% no último trimestre em relação aos três primeiros meses de 2016.
“O valor desembolsado pelo interessado na franquia é o grande trunfo do Mercadão dos Óculos. Para abrir uma unidade, franqueado desembolsa cerca de R$ 150 mil. O investimento já inclui estoque inicial, taxa de franquia e adequação de espaço”, explica Gustavo sobre o modelo compacto de negócio que tem feito a cabeça de pequenos investidores espalhados pelo Brasil.
O bom momento da franquia também foi reconhecido pela ABF. Pela primeira vez em sua curta história, o Mercadão dos Óculos recebeu o Selo de Excelência em Franchising da entidade, que reconhece a qualidade, excelência e atuação da empresa no suporte a rede. Apenas marcas com mais de 75% de aprovação de seus franqueados conquistam o prêmio.
“Fomos de zero a mais de 150 unidades em apenas três anos de crise econômica que não mudaram em nada nosso plano de expansão. Receber o selo de excelência da ABF só comprova que estávamos certos em apostar no segmento”, lembra Freitas, que participa neste mês pela segunda vez consecutiva da maior feira de franquias da América Latina, a ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 21 e 24 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.
“A nossa expectativa é encontrar ao menos dez novos parceiros para expandir a marca com a nossa participação no evento. Queremos repetir o bom número do ano passado, quando participamos pela primeira vez”, finaliza Gustavo.
Fonte: Exame