As vendas pela internet devem crescer 15% neste ano, segundo estimativa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), atingindo assim um faturamento de R$ 69 bilhões. Uma das estratégias de sucesso dos grandes portais de varejo eletrônico é atuar no conceito de marketplace, ou seja, abrem espaço em suas lojas para que outros vendedores comercializem seus produtos.
Carlos Alves, diretor de marketplace da ABComm, com isso o consumidor tende a se sentir mais seguro, justamente por comprar no site de uma grande rede. “Por consequência, a empresa ganha em acessos e novos clientes para sua base de dados”, explica. Apenas no segundo trimestre de 2017, cresceu em 32,1% o número de lojistas oferecendo seus produtos por meio de marketplaces, de acordo com o estudo Panorama dos Marketplaces no Brasil, realizado pela Precifica em parceria com a ABComm. Esse crescimento mostra que o modelo já é uma realidade para os varejistas interessados em divulgar seus produtos com menos gastos em mídia, analisa Carlos Alves, que também é head de e-commerce na Riachuelo.
O especialista comenta que já existem marketplaces segmentados, reunindo diversos de produtos de um mesmo nicho de mercado. “A tendência é que essa prática ganhe ainda mais força neste ano dentro de lojas de variados tamanhos e segmentos”, acredita Carlos Alves.
Fonte: Supermercado Moderno