O número de consumidores que compram alimentos, bebidas e produtos de limpeza pela internet aumentou 42% e o de compras com aplicativos dobrou neste ano, em relação ao ano passado, informou a empresa de pesquisas CVA Solutions. A companhia, que também fornece consultoria, ouviu em setembro 7,8 mil pessoas no país.
A pesquisa mostrou que o número de pessoas que usam um aplicativo para receber compras em casa praticamente dobrou: de 9,9% para 18,3% do total entrevistado. “O aplicativo do próprio supermercado ainda é o mais usado, para 76,7% dos entrevistados. Mas já são citados o Superlist (9,2%), Supermercado Now (7,3%), Home Refil (5,6%) e Meu Mordomo Online (5,4%)”, informou a CVA ao Valor.
As compras via e-commerce cresceram cerca de 42%. Dos entrevistados 33% dizem que também compram pela internet. Em 2017 esse número era de 23%. “Nessa opção, o Extra domina, com 4,8%, seguido pelo Carrefour (3,4%), pelo Wallmart (3,2%) e Pão de Açúcar (1,1%)”, segundo a CVA.
Para a consultoria, “programas de fidelidade continuam se mostrando eficazes”. Quase 24% dos consumidores ouvidos participam de algum programa de fidelidade de supermercados. Os destaques ficam com Pão de Açúcar e Extra. Na rede de supermercados Pão de Açúcar, 67,6% dos consumidores que concentram a compra neste varejista participam do programa de fidelidade. Na rede de hipermercados Extra (do Grupo Pão de Açúcar), essa fatia é de 63,6%.
A pesquisa também mediu a força de marcas de varejistas junto ao consumidor. Pela quinta vez, a marca de atacarejo Atacadão (empresa do Carrefour) liderou esse quesito, que considera o grau de atração, menos o de rejeição que o consumidor sente pela marca. Assaí e Carrefour vêm em seguida.
Fonte: Valor Econômico