Os Correios escolheram o Dia do Cliente para anunciar um novo serviço de logística que vai beneficiar operações de e-commerce brasileiras. A solução logística integrada, denominada e-fulfillment, suporta operações completas na armazenagem, atendimento de pedidos, separação, embalagem, integração com transporte/distribuição e logística reversa. Inicialmente, o serviço será ofertado apenas para empresas do estado de São Paulo.
As empresas interessadas devem celebrar contrato comercial e entregar seus produtos em estoque para os Correios realizar a armazenagem. Feita a conferência, os itens são armazenados em posições de picking no centro de logística integrada. Com a integração dos sistemas tecnológicos, os Correios recebem as ordens de atendimento de pedidos de cada loja virtual, retiram do estoque os itens a serem enviados, preparam, embalam, imprimem os rótulos de postagem e documentos fiscais, e despacham no fluxo postal para entrega.
Caso a loja virtual ou o cliente solicite que a entrega seja feita por outra transportadora, os Correios disponibilizarão os produtos para envio para que estas empresas possam retirar no centro de logística e realizar a entrega. Com o objeto enviado, os Correios fornecem o código para rastreio e oferecem o suporte para atendimento do pós venda e logística reversa. As embalagens são por conta dos Correios, mas caso seja necessário, as lojas virtuais têm a opção de entregar aos Correios suas embalagens personalizadas para que seus produtos sejam enviados.
As formas de entrega e os prazos de envio são os já praticados nas modalidades escolhidas para despacho dos objetos: Modalidades Expressas (Sedex, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Sedex Mundi) e Modalidade não expressa (PAC). Os envios podem ser destinados a todo o território nacional ou para o exterior, conforme os serviços internacionais dos Correios.
Com o novo serviço, a previsão é de uma redução de até 47% nos custos logísticos no ecommerce. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os gastos das lojas virtuais com logística perfazem 62,6% com frete, 19,9% com armazenagem e 17,5% com o manuseio.
O principal ganho para o ecommerce nesse novo serviço dos Correios é a simplificação no processo de envio de produtos para destinos nacionais e internacionais. A vantagem para o empresário é o fato de ele não precisar se preocupar com o espaço para armazenagem dos produtos e preparação dos pedidos. Isso porque com o novo serviço é possível simplificar a precificação, por item armazenado e pedido atendido, reduzir custos fixos logísticos e aumentar a celeridade operacional ao retirar um produto do estoque e despachar no mesmo dia para entrega. Dessa forma, as lojas conseguem atender com mais eficiência as vendas em períodos de grandes demandas em datas especiais, como Black Friday, Natal e Dia das Mães etc.
Os produtos das empresas que aderirem ao serviço serão armazenados em um armazém logístico em Cajamar (SP), com 72 mil m² de área total e 18 mil posições de armazenagem. Com um investimento de R$ 5,5 milhões, os Correios adquiriram licenças de uso permanente de software integrado de gerenciamento de armazéns para operadores logísticos, o Warehouse Management System (WMS). O sistema permite que os clientes tenham acesso ao que há de mais moderno na gestão de estoque e acompanhamento de pedidos on-line, rastreabilidade, cálculo de produtividade, giro de estoque e armazenagem inteligente.