Os Correios começaram na segunda-feira (27) a cobrança de R$ 15 de todas as encomendas internacionais que chegarem ao Brasil pela empresa. A tarifa refere-se à cobrança do despacho postal.
Até a mudança, o despacho postal só era cobrado de objetos tributados pela Receita Federal, mas segundo a estatal, o aumento das importações obrigou os Correios a cobrarem de todas as encomendas para manter “o padrão do serviço”.
A tarifa visa cobrir custos com serviço de tratamento da encomenda (como o recebimento dos objetos), inspeção por raio X, formalização da importação, disponibilização de informações ao importador para liberação da encomenda via internet, entre outras operações.
Ainda segundo os Correios, os destinatários que estiverem aguardando encomendas do exterior devem acessar o rastreamento de objetos no site dos Correios e fazer o pagamento do despacho postal por boleto ou cartão de crédito para liberarem a entrega da encomenda. O prazo para entrega passa a contar a partir da data de confirmação do pagamento.
Fonte: G1