Desde maio passado, os assinantes do PublishNews têm acompanhado a grande novela envolvendo a Saraiva e o seu sócio coreano Mu Hak You. Entre os capítulos mais palpitantes dessa história, estão o dia em que o Hak You invadiu a sede da varejista, em Pinheiros, e o dia em que ele, por conta própria, resolveu convocar uma assembleia geral extraordinária para debater uma suposta insolvência da Saraiva.
Muitos analistas ouvidos pelo PublishNews, à época, diziam que a intenção do fundador da GWI, gestora de investimentos liderada pelo coreano, era de derrubar os preços das ações da Saraiva e, assim, aumentar a sua participação societária na empresa, que no início da pendenga era de 38,98% das ações preferenciais (PN) ou 25,86% do capital total da Saraiva.
Em agosto passado, no entanto, a GWI realizou duas movimentações que visaram a diminuição da sua participação societária na empresa. Na primeira, no dia 5, passou a administrar 6.584.300 ações, o que corresponde a 38,55% das ações preferencias da companhia. Na segunda, no dia 25, vendeu 904.300 ações e passou a ter 33,26% das PN. No fim de setembro, Hak You fez uma nova movimentação e agora detém 26,72% das ações.
Mas o que estaria por trás dessas movimentações? Na edição desta terça-feira, o jornal Valor Econômico traz uma matéria dizendo que o coreano jogou a toalha e deve sair da Saraiva. De acordo com a apuração do jornal, a ideia é reduzir a zero a sua participação. Segundo fonte ouvida pelo jornal, a ideia é diminuir a posição do fundo aos poucos, como já tem sido feito. Isso para não afetar pesadamente o preço das ações, o que seria ruim até mesmo para o fundo gerido pela GWI. Está nos planos da GWI tirar Thiago Hi Joon You, filho de Hak You, do Conselho de Administração da empresa e Karen Sanchez Guimarães, indicada pela GWI para o Conselho Fiscal da companhia.
Ainda de acordo com a matéria assinada pela jornalista Adriana Mattos, a falta de entendimento entre os sócios e as divergências a respeito da condução dos negócios são apontadas como as principais causas para a decisão de Hak You.
As PNs da Saraiva fecharam o pregão de ontem em ligeira alta de 0,54%, valendo R$ 3,69.