A Cooperativa de Consumo (Coop) revela que houve redução de 50% de perdas de cerveja e leite após implantar o sistema Gatecash em algumas lojas piloto no período de três meses, sendo elas as unidades de Santo André, Mauá e São Bernardo, na região metropolitana de São Paulo. Segundo a rede, a tecnologia analisa os processos de venda com o principal objetivo de identificar as perdas, geralmente causadas por erros de processos de funcionários e furtos de clientes. Após os resultados “extremamente positivos” a empresa anuncia que a solução está sendo implantada em todas as 30 lojas da rede.
O índice geral de perdas da Coop em suas 30 lojas gira em torno de 1,65%. Sendo os itens mais furtados, picanha, contra filé, carga para gilete, protetor solar, desodorante aerossol, chocolate e chiclete. “Descobrimos que produtos como leite, cerveja, refrigerante e água eram os que mais impulsionavam as quebras não identificadas. Com o sistema já reduzimos em 30% as nossas perdas”, destaca Antonio Guilherme, Gerente de Riscos e Prevenção de Perdas.
Como Funciona
O Gatecash, que atua integrado ao software de automação comercial da companhia e reúne imagens, vídeos e áudios produzidos no PDV, tem como diferencial a contagem cruzada com o que foi efetivamente registrado, gerando alertas em tempo real no caso de inconformidades. Trocando em miúdos, caso o operador de caixa passe um produto, mas não o registra, um sinal é emitido. Se o produto não for registrado, há consultas nos bancos de dados que permitem a identificação. Com o controle da operação no caixa, a partir do momento que é identificado um erro de processo, ou até uma possível fraude, o gerente da loja, é acionado para que passe instruções de aperfeiçoamento de trabalho para o operador.
Fonte: GiroNews