Por Ana Luiza de Carvalho
O consumo nos lares brasileiros durante fevereiro cresceu 0,95% em relação ao mesmo mês de 2022, de acordo com dados divulgado nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Perante o primeiro mês de 2023, houve queda de 2%, refletindo o menor número de dias de fevereiro.
O vice presidente executivo da Abras, Márcio Milan, destacou como fatores positivos para o consumo o Auxílio Brasil de R$ 600, o Auxílio Gás de R$ 112, além do abono salarial do PIS/Pasep.
A expectativa é de que o consumo nos lares brasileiros acumule alta de 2,5% ao fim de 2023.
Milan aponta que, no mês de fevereiro, o IPCA acumulou elevação de 0,84%, enquanto o IPCA de alimentos registrou 0,16% de alta de preços nos últimos 12 meses.
A cesta Abrasmercado, composto por 35 itens, caiu 0,39% em relação a janeiro e ficou em R$ 752,04. O setor de hortifruti contribuiu para a menor inflação, com queda de preços de produtos como tomate (-9,81% ao final de fevereiro) e cebola (-11,82%). Já a farinha de mandioca acumula alta de 3,12%, enquanto o leite longa vida subiu 4,62% e os cortes dianteiros de carne recuaram 1,43%.
A pesquisa indicou também que o consumidor brasileiro voltou a trocar marcas. A amostra de consumo de feijão em fevereiro equivalente a 80% do consumo nacional foi composta por 74 marcas, ante 70 em fevereiro de 2022. No caso do arroz, o número cresceu de 67 para 73.
No caso dos produtos de higiene e beleza, os produtos de preço premium caíram de 20,3% para 17,9%, enquanto os produtos de preço médio e baixo ampliaram suas participações para 23,1% e 59%, respectivamente.
Fonte: Valor Econômico