Principal razão para esse quadro é a alta dos preços, aponta o Consumer Insights, novo relatório de dados de consumo da consultoria Kantar
Por Raquel Brandão
No primeiro trimestre deste ano, o consumo dentro do lar chegou ao seu menor patamar desde o começo da pandemia, segundo o Consumer Insights, novo relatório de dados de consumo da consultoria Kantar. De acordo com a empresa de pesquisa e análise, a principal razão para esse quadro é a alta dos preços.
Com um aumento médio de 13% no valor de bens de consumo massivo — alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza —, o volume comprado para levar para casa caiu 5% em comparação ao mesmo período de 2021.
Com os preços mais altos, o consumidor tem buscado manter o consumo de alguns itens comprando embalagens menores. Um exemplo desse movimento é o aumento do consumo de refrigerantes em lata de até 355 ml, que cresceu 23% em unidades. Ao mesmo tempo, as embalagens de 1 litro recuaram 22% em unidades.
No mesmo intervalo, a categoria de hambúrgueres apresentou crescimento de 6% em unidades e retração de 2,6% em volume, enquanto a de margarinas teve aumento de 3,5% em unidades vendidas e queda de 1% em volume, indicando que as embalagens desses itens encolheram, o que demonstra a escolha do consumidor, mas também as estratégias da indústria como uma forma de não fazer grandes reajustes de preço.
“Itens de higiene e beleza, por sua vez, seguem tendência de embalagens maiores, registrando aumento de 4,1% em volume e 0,3% em unidades compradas, com destaque para escova de dente, xampu e maquiagem, reflexo do fim do isolamento social e da volta das pessoas às ruas”, diz a consultoria.
Cestas de limpeza do lar, bazar e OTC (medicamentos livres de prescrição médica) foram as que mais cresceram no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. Houve incremento de 15% em unidades, com destaque para ração para cães e gatos (bazar) e analgésicos (OTC). Produtos de limpeza tiveram alta de 5,8% em unidades, puxados pelas categorias detergente líquido, amaciante e sabão em pedra.
O relatório trimestral Consumer Insights da Kantar contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares no Brasil.
Fonte: Valor Econômico