Estratégia tem se destacado principalmente em três categorias, segundo pesquisa de mercado
Por Redação
Com o avanço da inflação e a queda no poder aquisitivo, a indústria de alimentos tem investido em tamanhos menores, o chamado reduflação de embalagens, para manter os clientes e conquistar novos. O movimento parece estar surtindo efeito. Estudo realizado pela Horus, empresa de inteligência de mercado, mostra o avanço da estratégia nas categorias de sabão em pó, chocolate em barra e biscoito wafer.
Para se ter uma ideia, no segmento de biscoito wafer as embalagens de 80 gramas apresentaram expansão de 78,9% no volume de vendas entre janeiro e maio deste ano, ante o mesmo período de 2021. O faturamento apresentou forte expansão de 124,6%. Já as embalagens de 120 gramas e 100 gramas registraram queda no volume de vendas de 59% e 7,1% e, no faturamento, recuo de 42,8% e alta de 14%, respectivamente.
O movimento também foi verificado nos segmentos de barra de chocolate e sabão em pó. Nos dois casos, no entanto, a expansão do volume de vendas e do faturamento não foram no mesmo ritmo de biscoito wafer. A embalagem de 85 gramas do chocolate em barra cresceu 4,7% e 11%. Já o sabão em pó com 0,8 quilos subiu 11,4% e 30%.
Para os analistas da Genial Investimentos, a estratégia de reduflação deve se refletir nos resultados do segundo trimestre do ano. Para os profissionais, o varejo de supermercados deve apresentar forte crescimento no volume de vendas, principalmente nas redes de atacarejo, como Atacadão e Assaí, no entanto, as margens ainda devem seguir pressionadas, com as empresas investindo fortemente em promoções.
Fonte: S.A. Varejo