Fundado em 2008, o Movimento Eco Era nasceu com a proposta de emprestar aos mercados de moda, beleza e design um olhar crítico sob o ponto de vista da sustentabilidade e do futuro do planeta.
Ex-modelo e insider do mundo fashion, Chiara Gadaleta aproveitou sua rede de contatos, construída em 25 anos de carreira, para idealizar o projeto. Em parceria com a empresa de metodologia Sistema B, a Eco Era presta consultoria para os mercados de moda, beleza e design sobre implementação de práticas sustentáveis.
A primeira edição do Prêmio Eco Era ocorreu em 2015 e teve, entre as vencedoras, marcas como Dudalina, Insecta Shoes, Reserva e Etno Botânica. Em 2016, a segunda edição será realizada na Casa Vogue Experience, entre os dias 22 e 26 de novembro, trazendo, dessa vez, mais mesas-redondas sobre o assunto. “Hoje em dia o consumidor busca marcas transparentes, conectadas. Comprar uma peça de roupa ou um móvel tornou-se praticamente um ato político”, conta Chiara, que é colunista da revista Vogue Brasil.
Chiara compartilha, aqui, 5 dicas de consumo consciente para moda e design:
1. Procure saber
Antes de adquirir qualquer peça, pesquise tudo sobre a marca que está por trás dela, como a origem das matérias-primas, o sistema de descarte de resíduos, as condições da mão de obra, entre tantos outros aspectos.
2. De onde veio, para onde vai
Todo objeto que você compra passa por um processo. É fundamental saber onde, como e por quem foi feita cada mercadoria. Busque a maior quantidade possível de informações sobre o trajeto do produto antes de ele chegar à loja.
3. Pense a longo prazo
Compre peças de boa qualidade. Produtos bons duram décadas e são passados de pais para filhos, atravessando gerações. Em termos ambientais, isso evita o descarte e reduz a geração de lixo. No aspecto da moda, você terá uma peça carregada de afeto e memória.
4.Leia a etiqueta
Prefira comprar de marcas que realizam trabalhos sociais com comunidades brasileiras, promovendo capacitação, geração de renda e preservação de identidade cultural.
5.Orgulho brasileiro
O Brasil é um país gigantesco, com oito biomas e infinitas possibilidades de matérias-primas. Valorize os produtos nacionais, que expressem e perpetuem nossa diversidade cultural.