Por Redação | A sustentabilidade se tornou um valor importante para os consumidores na hora de adquirir roupas. Segundo a pesquisa realizada pela fintech Koin, 87,5% dos entrevistados afirmaram que preferem comprar de marcas que adotam práticas responsáveis.
A pesquisa também abordou a conscientização dos consumidores sobre o descarte de roupas. De acordo com os dados, 89,1% dos entrevistados afirmaram que doam as peças que não usam mais, contribuindo para a economia circular, que promove a reutilização e prolonga a vida útil dos produtos.
Os principais fatores que influenciam a escolha dos consumidores por marcas de moda sustentável foram destacados. O tipo de tecido foi o fator mais mencionado, com 31,1% das respostas, seguido pelo atendimento ao cliente (22,4%). A origem dos materiais (18,6%) e a forma de produção (12,4%) também foram citados, assim como o apoio a causas sociais e ambientais (11,2%) e práticas de reciclagem e logística reversa (4,3%). O levantamento ouviu 200 pessoas em todo o Brasil durante o mês de setembro.
“A pesquisa deixa claro que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao impacto das suas escolhas. As marcas que adotam práticas sustentáveis estão à frente na preferência das pessoas”, afirma Juana Angelin, chief operating Officer da Koin.
ESG é prioridade para 71% das empresas brasileiras de médio porte
O investimento em iniciativas de ESG é uma das prioridades para 71% das empresas brasileiras de médio porte. A constatação foi feita pela Grant Thornton na última edição do relatório trimestral International Business Report (IBR).
O estudo, realizado com 5 mil empresários de todo o mundo, apresenta uma leve queda de 2 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre deste ano. Apesar disso, o tema demonstra sua relevância para o mercado nacional, que se destaca em comparação com as médias da América Latina (56%) e global (58%).
“Essas novas regras de reporte de sustentabilidade direcionam as discussões e prioridades da agenda ESG dentro das Companhias e contribuem muito para desenvolvimento econômico sustentável”, afirma Daniele Barreto e Silva, especialista em ESG na Grant Thornton.
As práticas ESG são consideradas uma importante ferramenta estratégica para as empresas que desejam se destacar no mercado. A inclusão do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade coloca a agenda ESG como um pilar para o crescimento dos negócios, assim como para a reputação.
Fonte: Mercado e Consumo