Cerca de 79% dos entrevistados pretendem concentrar as compras dos presentes para o Dia das Crianças em lojas físicas. Compras na Internet representam 21% do total. Os dados são da pesquisa da Boa Vista SCPC, realizada com mais de 600 respondentes em todo o Brasil.
Do percentual dos entrevistados que pretende ir às compras em lojas físicas, 41% farão em lojas de rua. Outros 30% em lojas de shopping center. Já compras que serão feitas em redes varejistas ou lojas de departamento representam 26% e em supermercados e hipermercados 2%.
Ao observar a intenção de compras dos brasileiros por regiões do País, a pesquisa da Boa Vista SCPC constatou que 91% dos consumidores no Nordeste comprarão os presentes em lojas físicas. Na Norte, 86% e na Centro-Oeste são 80%. Já 74% dos consumidores no Sudeste irão às compras em lojas físicas. No Sul, este percentual passa para 84%. A compra no ambiente virtual perde para as lojas físicas em todas as regiões.
Classe social
As compras de presentes para o Dia das Crianças serão concentradas nas lojas de rua para 43% dos consumidores das classes DE. Na classe C, 37% buscarão as lojas de rua e 36% as lojas de shopping center. Já os respondentes da classe AB farão a compra predominantemente em shoppings centers (82%).
Entre as opções de presentes, independentemente do local da compra, 43% dos consumidores comprarão brinquedos. No grupo dos eletrônicos e telefônica, os itens para presentear as crianças são: tablet (28%), celular (28%), smartphone (17%), videogame (13%), TV (6%), IPad (3%), aparelho de som (3%) e MP3 (2%).