O setor de alimentos segue em transformação. Além dos canais de fornecimento e autoatendimento, que encontram formas de se reinventar e se adequar à diferente demanda, o mercado consumidor está atrás de uma alimentação personalizada, saudável e prática. Nosso blog traz hoje um pouco do Relatório FMI Trends, do Food Marketing Institute, que aborda os desejos do shopper em relação às empresas supermercadistas.
Transparência. Essa é a palavra que pode ganhar pontos a mais junto aos consumidores, caso dos supermercados. Esta foi a conclusão do Food Marketing Institute, em seu relatório de 2017 sobre as Tendências de Compras de Supermercados nos EUA, divulgado no mês de junho.
De acordo com o FMI, “os consumidores de supermercados querem mais do que apenas informações, e desejam a transparência que envolve toda a experiência de consumo, com garantias de segurança alimentar, busca pela saúde e bem-estar, além de apresentarem um apetite pela descoberta e vontade de se conectarem de forma mais próxima com a comida”.
O relatório foi elaborado pelo FMI e pelo Grupo Hartman com base em pesquisas qualitativas realizadas no último trimestre de 2016 e em uma pesquisa quantitativa realizada no primeiro trimestre de 2017.
Segundo a presidente e CEO do FMI, Leslie G. Sarasin, a transparência dentro do supermercado “é a moeda da era digital”.
O que diz o relatório:
As descobertas sobre transparência indicam que os clientes não usam o termo “transparência”, mas falam sobre “abertura”, “honestidade”, sobre coisas “públicas”, “claras”, “visíveis” e “não escondidas”;
As associações sugerem que as expectativas ampliadas das empresas sejam abertas e honestas sobre os produtos e as práticas, segundo o relatório;
As palavras refletem os ideais dos compradores sobre como as empresas e a indústria de alimentos devem operar.
Outra curiosidade do Relatório refere-se à fidelização. Apesar da lealdade do consumidor ser cada vez menos comum no supermercado, os dados da FMI Trends observam que 8% dos compradores ainda afirmam não ter “uma loja prioritária”.
Millennials
A pesquisa ainda sugere que os Millennials estão mais confortáveis ao usar o canal on-line para fazer as compras de supermercado. Porém, ainda encomendam apenas uma quantidade limitada de produtos alimentícios pelo canal digital.
Sarasin afirmou que existe a necessidade de transformar um supermercado qualquer em um aliado do consumidor, em virtude da mudança constante.
O que fazer?
A análise cita as dimensões da transparência que podem ajudar os varejistas a conectar melhor os consumidores com o contexto mais amplo dos alimentos. Algumas ações são:
Oferecer acesso fácil a informações relevantes;
Apresentar padrões claros de qualidade;
Proatividade e responsabilidade;
Tratamento justo aos funcionários;
Clareza sobre práticas comerciais.
As descobertas descrevem a forma como os consumidores classificam os supermercados focados em alimentos frescos, naturais e orgânicas, como sendo mais relevantes que os supermercados tradicionais voltados para os preços.
“No cenário competitivo de varejo de alimentos e em uma época em que as informações se movem cada vez mais rápido, a demanda do consumidor por respostas claras e honestas impacta a confiança no complexo sistema alimentar”, afirmou Sarasin.
Fonte: Apas Show