No mundo, apenas 22% dos consumidores dizem acreditar que as marcas são abertas e honestas. No Brasil, o percentual é menor: 19%.
Um quarto dos entrevistados afirmam que as marcas fazem do mundo um lugar melhor e assumem responsabilidades por suas ações.
O resultado faz parte de estudo da empresa de comunicação corporativa Cohn & Wolfe (dona da Máquina Cohn & Wolfe no Brasil), que ouviu 12 mil consumidores de 14 países.
Jim Joseph, presidente para as Américas da Cohn & Wolfe, afirma que a má avaliação é resultado da combinação de dois principais fatores: reflexos da crise econômica da última década e uma nova forma de consumidores avaliarem as empresas.
Globalmente, a marca mais autêntica é a Disney, seguida por BMW e três expoentes do setor tecnológico: Microsoft, Amazon e Apple.
Apesar de estarem entre as mais autênticas, Amazon e Apple são questionadas em contratações de fornecedores. Joseph argumenta que o importante é que elas tratem seus problemas de forma aberta e honesta.
No topo das marcas mais autênticas na visão dos brasileiros estão O Boticário e Bombril, seguidas pelas multinacionais Johnson&Johnson, Nestlé e Apple.