O que não vale é ficar parado, sem se atualizar. Conhecer algumas novas tecnologias é o primeiro passo para seguir em frente e garantir o futuro da sua loja
Por Redação
No mundo todo, os supermercados têm investido em tecnologia de ponta para aprimorar a experiência de compra do cliente. Com isso, surgiram novas soluções, que vieram para ficar e, provavelmente, logo serão realidade por aqui também.
“A tecnologia permite que as empresas varejistas se ajustem às necessidades dos consumidores e ofereçam uma experiência melhor. Se, há alguns anos, seguir as últimas tendências do setor era considerado um diferencial, hoje, acompanhar essas evoluções pode garantir a sobrevivência de um negócio”, responde o professor de Economia e Finanças da FIAP, Marcos Crivelaro.
E para trazer uma nova tecnologia à loja, existem diversos meios. “É possível firmar parcerias com startups ou times de inovação formados por colaboradores da própria empresa e terceiros. A empresa de varejo que deseja efetuar esse tipo de contratação tecnológica deve montar uma equipe treinada para fazer prospecções e análises. Muitas vezes, também é necessário a contratação de um consultor”, complementa Crivelaro.
O que não vale é ficar parado, sem se atualizar. E conhecer algumas novas tecnologias é o primeiro passo para seguir em frente e garantir o futuro da sua loja. Confira!
1 – Amazon Fresh: Just Walk Out
Recentemente, a Amazon abriu sua quinta loja Amazon Fresh em Londres, no bairro de Camden, utilizando a tecnologia Just Walk Out. A unidade de aproximadamente 230 metros quadrados usa visão computacional, algoritmos de aprendizado profundo e fusão de sensores para detectar automaticamente qualquer item que os clientes colocarem em sua cesta de compras ou retornarem à prateleira. Dessa forma, é possível fazer o check-out com toda a praticidade, sem precisar parar para pagar. A compra é debitada pelo meio de pagamento registrado no aplicativo ou por uma leitura de reconhecimento da palma da mão. Para usufruir da facilidade, é preciso estar logado no app da Amazon.
2 – Coop Itália: telas inteligentes
As lojas físicas da rede Coop da Itália agora oferecem aos seus consumidores uma jornada de compra, digamos, mais futurista. Por meio de telas inteligentes com design elegante que ficam em sua linha de visão, é possível fazer pesquisas e encontrar respostas para suas dúvidas. A tecnologia também é capaz de localizar o estoque que se encontra abaixo do piso da loja e, através da coleta de dados de diversos sensores, otimizar a reposição das prateleiras, assim como gerar novos sortimentos. A troca de informações entrega aos varejistas insights sobre dados demográficos e preferências dos consumidores. Também aperfeiçoam o atendimento ao cliente e a produtividade dos profissionais de vendas, atendimento e marketing.
3 – ContactPigeon: QR Codes bidirecionais
A empresa de transformação digital ContactPigeon resolveu dar um passo além dos já conhecidos QR Codes e desenvolveu os QR Codes bidirecionais. O que o varejista tem a ganhar? Informações valiosas sobre o comportamento de compra da clientela. Isso porque, com base nas últimas interações do consumidor, o scan consegue retornar com recomendações personalizadas sobre o produto, fortalecendo sua relação com a marca. De acordo com a consultoria Juniper Research, até 2022, o número de cupons de desconto trocados por QR Code vai chegar a 5,3 bilhões. Ou seja, a versão bidimensional é uma tecnologia para ficar de olho!
4 – Sainsbury’s: SmartShop Pick & Go
A rede britânica Sainsbury’s lançou o aplicativo SmartShop Pick & Go com o objetivo de eliminar as longas filas de caixa e agilizar o processo de compras. Funciona assim: o shopper escaneia suas compras pelo smartphone e, para pagar, basta passar o scan do aplicativo em um dispositivo na saída da loja. Ao utilizar o serviço, o cliente ainda pode ganhar cupons de descontos.
Fonte: Super Varejo