Empresários estão menos pessimistas quanto à economia e as vendas no setor de comércio
O Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) subiu 2,2% em fevereiro em relação a janeiro, segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio). A melhora se deve a um menor pessimismo dos empresários em relação às condições atuais da economia e do setor.
No confronto com fevereiro de 2015, no entanto, houve queda de 19,9%. “O resultado anual reflete a retração do comércio provocada especialmente pela deterioração do mercado de trabalho, ambas observadas ao longo de todo o ano passado”, avalia Izis Ferreira, economista da CNC.
No mês, o índice que mede a percepção dos empresários sobre as condições atuais avançou 16,3%. A avaliação dos varejistas melhorou tanto em relação à economia, para 35,7%, quanto sobre o setor, para 20,3%. Para 9,5%, o desempenho da própria empresa também melhorou.
Apesar disso, 93,3% dos empresários acreditam que a economia piorou no segundo mês de 2016. O mesmo aconteceu com as expectativas: o índice que mede a perspectiva futura teve recuo de 0,7% em fevereiro ante janeiro, após duas altas seguidas. Em relação a fevereiro de 2015, os varejistas esperam queda de 9,8%, com perspectivas piores para economia (acreditam em queda de 11,2%), para o setor (-9,7%) e para o próprio negócio (-9%).