Por Ivone Santana | A Intranet Mall, empresa brasileira que fornece tecnologias para fazer a ponte entre administração e lojistas de shopping centers, desenvolveu um assistente virtual de atendimento e compras com conceito de inteligência artificial (IA). O chatbot Mallx já está disponível em 1.088 lojas de shopping centers, das quais mais de 800 já aderiram ao sistema, segundo o executivo-chefe da Intranet Mall, Cassiano Antequeira.
O assistente de atendimento é comparável a um concierge digital, diz Antequeira. O plano do executivo é investir R$ 6 milhões na empresa em cinco anos, sendo parte dos recursos destinada a automação.
O atendente digital possibilita que o consumidor faça compras remotamente no shopping. Por meio do WhatsApp, o cliente interage com a inteligência artificial. O sistema encontra em qual loja o produto de interesse do cliente está disponível. Em seguida, conecta o consumidor ao vendedor da loja pelo aplicativo de mensagens. Antequeira explica que se o produto é vendido por mais de um lojista, o chatbot mostra as opções e deixa a escolha para o cliente.
“Todas as lojas estão disponíveis para consulta porque independe da adesão ou não”, explica o executivo. Com o nome da loja, o algoritmos sabe quais produtos ela vende. No entanto, para usar o formato completo do sistema, que integra um serviço de entregas, a loja precisa fazer sua adesão e o cadastro de um vendedor para interagir com a IA.
Embora o chatbot tenha sido batizado de Mallx pela Intranet Mall, cada shopping pode atribuir-lhe o nome comercial de sua preferência. No Complexo Tatuapé e Shopping ABC, do Grupo AD, é conhecido por Vend.AI. Está disponível ainda em mais seis outros shoppings no Brasil, segundo o executivo. Ele acrescenta que foram firmados acordos também com o Centro Comercial Puerta del Norte, na Colômbia. Outras negociações estão em andamento no país vizinho, afirmou.
Cerca de 48 mil atendimentos já foram realizados pela inteligência artificial nos shoppings que aderiram ao projeto, calcula o executivo. Desse total, a IA transferiu 13 mil clientes para as lojas.
O modelo de algoritmo foi desenvolvido e treinado internamente na Intranet Mall, desde a modelagem até o projeto final, afirma Antequeira. “Nos especializamos na integração de plataformas, utilizando uma ampla variedade de tecnologias para desenvolver a solução com IA que atende as nossas necessidades”, explica ele.
Fundada em 2016, a Intranet Mall tem faturamento estimado em R$ 8 milhões para 2024, com crescimento de 20% em relação ao ano passado. A empresa informa ter atualmente em carteira 320 clientes, 3% a mais que em 2023.
Fonte: Valor Econômico