O conceito de varejo Considerado como um canal de distribuição de produtos pela literatura mais tradicional de marketing, o varejo ganhou destaque nas últimas décadas, tendo em vista sua posição estratégica na distribuição de produtos e serviços e sua proximidade junto aos consumidores finais. Para Kotler (2012, pág. 482), “o varejo inclui todas as atividades relativas à venda de bens e serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal”. Já Richter (1954) define o varejo como “o processo de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final”. Outra definição é trazida por Spohn (1977): “uma atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores”. De acordo com a equipe técnica da SBVC e pelos entendimentos da literatura e de associações mundiais, o varejo pode ser entendido como toda atividade econômica da venda de um bem ou um serviço para o consumidor final, ou seja, uma transação entre um CNPJ e um CPF. A partir desse conjunto maior de atividades comerciais, o varejo é segmentado tradicionalmente da seguinte forma: 1. Bens de Consumo (menos carros e combustíveis); 2. Carros e Combustíveis; 3. Serviços oferecidos ao consumidor final. No Brasil, o IBGE segmenta os dados do varejo de uma forma um pouco diferente: 1. Varejo Restrito (Todos os bens de consumo, menos automóveis e materiais de construção); 2. Varejo Ampliado (Todos os bens de consumo, incluindo automóveis e materiais de construção); 3. Serviços em geral. Neste Ranking, apresentamos as 300 maiores empresas do Varejo Restrito e Ampliado, com exceção de automóveis.
Fonte: Editora Lamônica