A suspensão das atividades em lojas físicas, em decorrência da pandemia, contribuiu exponencialmente com a movimentação do comércio eletrônico. Dados da empresa eMarketer, especializada em pesquisas de mercado, revelaram um crescimento médio de 27% no número de compras pela internet em todo o mundo, no último ano. Enquanto isso, a movimentação em lojas físicas estava em queda.
No segundo semestre de 2021, contrariando as expectativas, um estudo realizado pela consultora multinacional PwC revelou uma recuperação das vendas em lojas físicas.
O relatório “Global Consumer Insights Pulse Survey” analisou a frequência na qual o público utiliza diferentes canais de venda. De 2020 para 2021, foi registrada uma queda de 12% na utilização das lojas físicas. Já do primeiro semestre de 2021 para o segundo semestre do ano, houve uma recuperação de 10%. Na análise geral, as compras em lojas físicas têm a preferência de 45% dos entrevistados, também questionados sobre as compras via mobile, computador ou tablet.
Segundo a sênior account manager da E-goi Digital Solutions, Andreia Botelho, a integração das experiências de compra online e offline é o principal segredo para implementar estratégias eficazes e diferenciadas que permitam atrair e fidelizar o cliente neste novo cenário.
“A verdadeira vantagem competitiva reside na capacidade de retirar a informação certa de cada ambiente. Já temos tecnologias disponíveis no mercado que permitem fazer o tracking em loja física e combiná-lo com os dados coletados online, para personalizar cada vez mais a jornada do consumidor”, explica.
Fonte: Canaltech