Em um novo cenário de comércio onde expressões como “mobile first“ e “mobile only” vêm se tornado cada vez mais comuns entre os internautas, a pergunta que não quer calar para os lojistas que buscam inovar nas estratégias de m-commerce é: como o consumidor brasileiro tem se comportado nesse meio?
Para responder esta questão, o PayPal encomendou uma pesquisa a nível global à Ipsos que focasse nos hábitos de consumo online.
Entre as muitas descobertas do estudo está o fato de que, apesar de 80% dos e-consumers terem comprado via smartphone nos 6 meses que antecederam à pesquisa, 37% das empresas mundiais ainda não têm sites responsivos, que se adaptam às telas dos celulares .
No Brasil, esse índice é um pouco menor: 25%. O que faz sentido, já que segundo o IBGE, por uma questão de preço, os mobiles são o principal meio de acesso do brasileiro à internet e às redes sociais.
Confira a seguir os resultados do estudo, tanto do ponto de vista dos consumidores, quanto dos comerciantes brasileiros:
Os hábitos dos m-consumidores brasileiros
92% deles compram online, contra 95% da média global;
60% dos brasileiros compram ou fazem pagamentos online pelo menos uma vez por semana, enquanto a média mundial é de 48%;
94% é o número de m-consumidores brasileiros que realizam uma dessas duas atividades via aplicativos;
Pelo menos uma vez por dia, 66% dos compradores brasileiros navegam pela internet em seus smartphones à procura de produtos ou serviços. Globalmente o número cai para 56%;
Melhor horário: 47% dos m-consumers compram via mobile na cama, antes de ir dormir;
43% dos entrevistados brasileiros disseram ter feito compras nos últimos seis meses por meio de redes sociais;
O tíquete médio do comprador online brasileiro é de R$ 503 mensais.
Millennials no m-commerce
70% dos millennials brasileiros buscam por produtos ou serviços nos smartphones pelo menos uma vez ao dia;
17% desses millennials preferem comprar via mobile quando estão nas lojas;
Ainda em relação a essa geração, 20% fazem compras nos dispositivos móveis quando estão na companhia de amigos.
O mercado brasileiro
Atualmente, os comerciantes entrevistados garantem que 44% de suas vendas online se dão via dispositivos móveis;
74% dos lojistas brasileiros dizem garantir que têm versão otimizada de suas lojas online para smartphones;
52% dos lojistas nacionais garantem já estar vendendo produtos e serviços via redes sociais.
Fonte: Consumidor Moderno