Como acelerar a transformação digital de uma rede de varejistas com mais de 150 lojas e cinco centros de distribuição, que alcançam seis estados de três regiões do país? O Grupo DMA, o décimo maior do Brasil em seu setor de atuação, de acordo com o ranking 2023 da Associação Brasileira de Supermercados, se viu diante desse desafio. E encontrou as respostas no portfólio de sua parceira de mais de duas décadas, a Oi Soluções, unidade de negócios da companhia voltada para o atendimento de grandes empresas.
O caminho escolhido foi modernizar a rede de dados, aumentando a capacidade e a disponibilidade em duas frentes: conectividade e monitoramento. Para alcançar os melhores resultados, a empresa utilizou a solução de SD-WAN, que substitui a conectividade por roteadores tradicionais, de forma a gerar flexibilidade, disponibilidade e resiliência.
Aplicou ainda a Gestão Integrada de Serviços (GIS), uma solução de monitoramento e gerenciamento de redes que garante visibilidade e detecção de falhas em toda a infraestrutura, além da solução Next Generation Firewall, que age na proteção de ataques cibernéticos e conta com o suporte do Centro de Operações de Segurança (SOC) da Oi Soluções, que permanece disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
O projeto também contemplou a modernização da rede de voz, com a adoção da solução de SIP centralizado, que unifica chamadas, videoconferências e sistemas de mensagens. Passou pelo Cloud PBX, plataforma de telefonia IP 100% em nuvem, que torna mais rápida a comunicação com as lojas. A solução garantiu a padronização de ramais, além de integrar a rede de telefonia aos demais sistemas de colaboração, como, por exemplo, estendendo os ramais aos celulares corporativos.
“O projeto com a DMA, nosso parceiro há mais de vinte anos, reforça a atuação consultiva e o portfólio integrado da Oi Soluções”, descreve Karin Camba, diretora de vendas de clientes B2B do setor privado da Oi Soluções. “Auxiliamos as empresas a direcionar recursos e otimizar processos com o uso da tecnologia, facilitando assim a sustentabilidade dos negócios”.
O conjunto de produtos disponibilizados para o grupo DMA está alinhado com a proposta de valor da Oi Soluções para o mercado. Com 40 mil clientes dos mais variados segmentos, a marca, lançada em 2019, representa um novo posicionamento da companhia para o mercado corporativo e conta com um portfólio robusto.
“Fazemos parte e gerenciamos todo um ecossistema de negócios, não só fornecendo infraestrutura, mas também um portfólio completo de soluções digitais, integrando serviços TIC como segurança da informação, cloud computing, observabilidade, UC&C, Big Data, IA, aplicações digitais e soluções de conectividade, dados e voz”, diz Camba.
Conciliar soluções tão diversas só é possível graças ao suporte de um ecossistema robusto de parceiros, tanto os de infraestrutura, que são essenciais, pois são enablers da transformação digital, como também os parceiros de TI, grandes players desse mercado. “Integramos seus serviços ao portfólio, atuando em cooperação para endereçar a melhor solução aos nossos clientes”, pontuou Camba.
A companhia se apresenta de forma consultiva, com soluções customizadas, aplicando a expertise acumulada pela empresa ao longo dos anos. Em outras palavras, atua como trusted advisor, o que permite suportar missões críticas e apoiar a geração de novas fontes de receitas que geram mais valor para os negócios.
“Somos uma grande empresa de soluções de TIC sem infra e sem tecnologia proprietária, mas que com um portfólio de tecnologia de agregação de serviços, consegue coordenar e orquestrar estrategicamente todo esse ecossistema. Essa é a fortaleza do nosso modelo de negócio”, finaliza a diretora.
Fonte: Valor Pipeline