Cada vez mais ativo no universo digital, o público maduro merece atenção do varejo. Isso porque – se no ano passado, o crescimento do e-commerce surpreendeu, como você poderá comprovar em alguns parágrafos –, a adesão dos seniores ao setor de supermercados online impressiona ainda mais.
Mas para bem atendê-los nas plataformas virtuais, existem requisitos especiais? “Um dos principais pontos é a didática de esclarecimento e comunicação do passo a passo de se comprar pela internet, como orientações para escolher o produto correto, destacar voltagem e medidas, ou como efetuar o pagamento pela compra”, responde o vice-presidente da ABComm, Rodrigo Bandeira, acrescentando que vale também destacar os prazos e formas de se receber as mercadorias.
De acordo com o especialista, o erro mais comum no varejo é elaborar uma comunicação e desenhar um processo de compra voltados apenas para o público online usual. “Faltam tutorias e vídeos explicativos na maioria das empresas que vendem pela internet no Brasil”, alerta.
Crescimento de cair o queixo
Só no Supermercado Now, plataforma online que conecta redes de supermercados aos consumidores em diversas cidades brasileiras, o crescimento de clientes com mais de 60 anos aumentou 917% entre fevereiro e julho de 2020. “Hoje eles representam 13% das pessoas que compram no aplicativo. É um número significativo, inclusive se comparado com a maior fatia de usuários da plataforma, que tem entre 30 e 39 anos, e representa 31% dos compradores”, revela o CEO, Marco Zolet, com exclusividade para a SuperVarejo.
Frete grátis
Segundo o executivo, a segurança e a facilidade na hora da compra são de extrema importância. Não à toa, no início da quarentena, além de priorizar a entrega a esse público, o Supermercado Now também ofereceu frete grátis, tratando com ainda mais cautela esse que é também um grupo de risco em tempos de covid-19. No fim do ano passado, a ação se repetiu e permanece até o final janeiro de 2021.
Cidades e produtos em destaque
Zolet analisa ainda que as cidades onde as vendas para a faixa etária 60+ se destacaram foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Jundiaí (SP), Niterói (RJ) e Guarulhos (SP), nessa ordem. “Entre os itens mais comprados, todos são produtos frescos: banana prata, tomate italiano, laranja pera, limão tahiti e cebola”, pontua.
Em 2021 a curva desce?
Na análise de Zolet, a tendência deve se manter. “A pandemia e as medidas de isolamento social aceleraram diversos processos. No caso dos supermercados, a transformação digital de um dos setores mais analógicos do varejo. Muitas pessoas quebraram paradigmas e experimentaram algumas novidades, entre elas comprar online. Viram que o modelo funciona, é eficaz e atende às suas necessidades com muito mais conforto, praticidade e segurança. Por isso, acreditamos que boa parte vai sim continuar comprando online, inclusive quem tem mais de 60 anos”, conclui, dizendo também que a plataforma vai continuar a acompanhar esse público de perto, para entender as suas necessidades e conseguir oferecer a melhor jornada de compra.
Fonte: Super Varejo