O 29º Congresso Mundial Móvel está em pleno andamento, e em meio a pancadas de anúncios de novos dispositivos, a principal parte de conversação em Barcelona tem sido a evolução da Internet das Coisas.
O tema como um todo não é nada novo – na verdade, tem sido a frase mais importante na tecnologia para a maior parte da década – mas as discussões da Internet das coisas deste ano tem um novo foco: Comércio
A evolução dos serviços de pagamento móvel combinados com a proliferação de dispositivos IoT criou uma tempestade perfeita de inovação que está vendo o seu dinheiro ir a lugares que nunca poderia, seguro e conveniente. E, graças aos inovadores como MasterCard, a Internet das Coisas está se movendo de pura conectividade, com grande funcionalidade.
Quando o mundo foi introduzido pela primeira vez para a Internet das coisas, era “fantasiar muito” sobre como controlar objetos ao seu redor, como a programação do termostato da sua casa a partir do seu telefone.
Quando MasterCard lançou seu Commerce para cada programa-dispositivo, em outubro do ano passado, o inovador de pagamento declarou que qualquer dispositivo conectado – não apenas um smartphone ou smartwatch – poderia realizar pagamentos habilitados.
Do ponto de vista puramente técnico, acrescentando hardware de pagamento móvel (NFC) a um dispositivo é fácil, razão pela qual grandes empresas de tecnologia têm feito isso desde 2007.
O desafio, no entanto, foi a criação de serviços seguros, em escala, que podem fazer pagamentos digitais.
A MasterCard respondeu à chamada através de uma variedade de inovações de pagamento móvel, a partir de seu serviço de carteira digital MasterPass, para tecnologias sem contato que fazem transações mais rápidas, para plataformas de comércio eletrônico como Paytm Android, a Apple Paytm e Samsung Pay, até mesmo serviços avançados.
No entanto, o futuro de pagamentos não viverá apenas no smartphone.
Através do Commerce para cada programa de dispositivos, a MasterCard está trazendo capacidades de pagamentos para a nova onda de dispositivos conectados, dando aos consumidores a liberdade de fazer compras usando o dispositivo ou coisa que é mais conveniente para eles, com o mais alto nível de segurança disponível.
A MasterCard chama isso de “co-inovar”, promovendo a sua própria tecnologia, permitindo que empresas se tornem parceiras, para avançar bem. E a filosofia parece promissora para uma Internet das Coisas com futuro dominado.
Na verdade, o portfólio de inovações MasterCard em breve se estender além de eletrônicos de consumo. Através de uma parceria com a General Motors – que já produziu um chaveiro tecnologia NFC, capaz de pagar apenas pela digital- MasterCard vai estar no centro do movimento do “carro inteligente”.
As duas empresas estão atualmente desenvolvendo um sistema de pagamento que permitirá que os motoristas paguem por coisas usando o console do painel, da mesma forma mudariam a estação de rádio, por exemplo.