Pequenos agricultores que não teriam chance de chegar às capitais contam com mentoria e suporte para distribuir seus produtos em todo o país
Por Juliana Causin, Marisa Adán Gil e Rodrigo Buldrini
Impulsionar negócios sustentáveis da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica é o objetivo do Programa Empreender com Impacto Biodiversidade, lançado pelo Mercado Livre em 2021. Atualmente, dos 65 empreendimentos ativos na plataforma, 31 são amazônicos.
“Nós lançamos o programa no ano passado, mas desde 2020 já trabalhávamos para capacitar produtores da Amazônia”, diz Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre. “A ideia é apoiar esses empreendimentos para que melhorem suas estratégias comerciais e possam começar a vender online.”
Ao ajudar os agricultores da floresta a vencerem o desafio da logística e terem seus produtos distribuídos em todo o país, a gigante do varejo contribui para desembaraçar um dos nós da Amazônia: a distância das grandes capitais. “O e-commerce rompe barreiras geográficas e torna os produtos conhecidos por muita gente que nunca tinha ouvido falar em arroz de cará roxo ou molho de tucupi”, diz.
Laura Motta é a terceira convidada da série de podcasts “Vozes pela Amazônia”. Confira a entrevista abaixo – e não deixe de voltar todas as quintas-feiras para mais episódios.
Fonte: Época Negócios