Meta da bandeira de proximidade do GPA deve ser alcançada até 2024, com foco no Estado de São Paulo
Por Redação
Três lojas de proximidade com a marca Minuto Pão de Açúcar abrem suas portas hoje (10/09). As duas unidades localizadas na cidade de São Paulo e a de Guarulhos marcam a aceleração do plano de expansão da bandeira, que pertence ao GPA. Serão 20 lojas neste ano, já contabilizando essas, além de outra inaugurada em fevereiro, no litoral paulista. “Em três anos, a meta é chegar a 100 novas unidades”, afirma Paulo Epaminondas, diretor de operações de formatos especializados da companhia. A ideia é consolidar a marca em São Paulo, mas a entrada em outros Estados não está descartada.
O formato de proximidade apresenta boa aderência a áreas verticalizadas, com alta densidade e grande número de prédios, como explica o executivo. Mesmo na cidade de São Paulo, ainda há boas oportunidades de localização com essas características. “A proposta do Minuto é ser uma extensão da despensa do consumidor, permitindo que ele reponha rapidamente o que precisa em nossas lojas”, comenta Epaminondas.
Para isso, metade do sortimento corresponde à mercearia e inclui produtos de maior valor agregado, como vinhos, queijos e cervejas especiais. A outra metade consiste em perecíveis, como itens de padaria e hortifrútis. Essas áreas, aliás, têm sido reforçadas nos últimos dois anos. Como parte dessa estratégia, a unidade de Pinheiros, uma das inauguradas hoje, será a primeira da bandeira a ter uma loja dentro da loja em parceria com a Swift, oferecendo uma solução completa de churrasco, além de carnes e aves congeladas para o dia a dia.
Outra novidade são os self checkouts, presentes nas três unidades abertas. “Na nossa expansão vamos dar mais espaço a esses equipamentos, dependendo do perfil da loja. Eles atendem bem o modelo, que tem como característica compras com número menor de itens”, explica Epaminondas. Além dessas unidades, outras cinco da marca possuem caixas autônomos.
Estrutura para crescer
Criado em 2014 com a proposta de ser um formato de proximidade premium, o Minuto Pão de Açúcar conta com lojas de até 300 m2 de área de vendas. “Entregamos um bom nível de serviço ao cliente e rentabilidade para a companhia”, diz o executivo do GPA. Em São Paulo, o segmento conta com CD exclusivo, que atende seu plano de crescimento e está preparado operacionalmente com áreas de picking e boa capacidade de fracionamento, exigidos por esse modelo.
A bandeira trabalha com dois tipos de lojas: as de passagem, que ficam principalmente próximas a áreas corporativas, e as de vizinhança, localizadas dentro dos bairros – portanto, mais perto da casa do consumidor. “Nossa expansão vai acontecer em torno desse posicionamento”, explica Paulo Epaminondas. Com as inaugurações de hoje, o Minuto Pão de Açúcar soma 89 filiais. Até o final do ano serão 110.
Paralelamente à expansão, a bandeira tem modernizado unidades existentes. O diretor do GPA explica que a ideia é adequar a área destinada aos perecíveis e atualizar os ativos, como mobiliários das áreas de FLV e equipamentos do setor de congelados. Com as duas frentes, a companhia reforça o modelo de proximidade, que considera vencedor com ou sem pandemia.
Fonte: S.A. Varejo