Por Redação | A rede Oxxo, de mercados de proximidade, trouxe para o Brasil o conceito de lojas emblemáticas, estratégia de marketing voltada para o varejo físico para divulgar os clientes a experimentar ou a consumir os produtos da campanha, ampliando as vendas do parceiro e da própria unidade. Mas não só: “vestir” as fachadas, tornando-as temáticas também é um braço de negócio já aplicado pela matriz no México, e que, agora, ganha popularidade no território brasileiro, uma vez que o grupo alcançou 10 projetos implementados em 6 meses com nove marcas, já que a Amstel levou dois projetos para o Oxxo.
A ferramenta utilizada nas campanhas é o retail media, o serviço de mídia para o varejo físico, que vem transformando a forma de se fazer publicidade em todo mundo. Baseado em inteligência de dados, a vertical de negócio apresenta informações acerca do consumo de seus clientes e promove campanhas assertivas no ponto de venda, onde ocorrem 89% das compras nacionais. A oferta de mídia pode ser digital, analógica ou integrada.
A primeira loja emblemática no País foi lançada no início de dezembro, em parceria com a Bauducco, na capital paulista, combinando as vendas para o fim de ano.
Em uma pesquisa realizada pela Worth Global Style Network (WGSN), empresa de previsão de tendências, uma das apostas para o varejo físico em 2024 é criar experiências que surpreendam os consumidores, desde anúncios mais criativos, interativos e integrados ao ambiente das lojas. E essa previsão vai em linha com a execução dos projetos.
“O Oxxo possui uma conexão muito grande com seu público e nossa ideia era levar ainda mais a proximidade para os nossos consumidores. Por meio das parcerias com as indústrias, inovamos e fizemos o lançamento desses projetos, que foram grandes sucessos surpreendendo o mercado e nossos clientes”, explica Camila Assis, head de Marketing e Comunicação Externa do Grupo Nós.
O projeto das lojas emblemáticas consiste no envelopamento de lojas Oxxo a partir dos conceitos, cores e elementos de cada marca parceira. Datas sazonais como Natal, Carnaval, Páscoa e Festas Juninas, lançamentos e promoção de produtos já foram temas de decorações de lojas, que, em média, têm a duração de dois meses.
Além disso, o projeto consiste em uma estratégia de incremento de receita por meio da ação cooperada. Todas as lojas que receberam o projeto de Lojas Emblemáticas tiveram crescimento na venda dos itens da indústria parceira, na média, de dois dígitos, aumento no ticket médio do produto na loja implementada e incremento de fluxo na loja na média de dois itens.
O projeto também contou com uma grande repercussão nas redes sociais do mercado, que inclui posts collab com as indústrias e posts de sustentação para fomentar o engajamento do público. Ao todo, foram mais de 5 milhões de visualizações nos conteúdos sobre o tema. As colaborações com as marcas contribuíram significativamente para amplificar o alcance e a relevância das mensagens, gerando uma interação positiva e um aumento no reconhecimento das companhias.
“Entendemos que parcerias com a indústria fazem parte da atuação de Oxxo no País e a jornada do consumidor no ponto físico é crucial para isso. Gosto de reforçar que é no ponto de venda que as relações e conexões acontecem. Por isso, acreditamos que esse conceito e parceria com as indústrias fazem parte do retail media com foco no físico, que permite a aproximação com os nossos consumidores, levando ainda mais impacto, inovação e experimentação para as nossas lojas”, acrescenta Camila.
Lojas emblemáticas
No México, país originário da rede Oxxo, a prática já é bastante comum e faz muito sucesso entre os consumidores. São conhecidas como tiendas insignias (daí o nome “loja emblemática”, em português). Já foram realizados mais de 100 projetos de lojas, por todo o país, em parceria com diversas marcas.
Projetos implementados no Brasil do mais antigo para o mais recente:
- Bauducco: loja em formato de panetone na época do Natal, em dezembro de 2023;
- Ambev: lançamento de Beats sabor gin e frutas tropicais, durante o Carnaval, em fevereiro de 2024;
- Nestlé: loja-conceito para o período de Páscoa, em março de 2024;
- Mondelez: loja-conceito para o período de Páscoa, em março de 2024;
- Fanta: lançamento das latas de Fanta Pac-Man, em abril de 2024;
- Amstel: loja-conceito para o evento “Kings Day”, em abril de 2024;
- Pepsi: loja com transmissão de jogos do principal campeonato interclubes da Europa, em maio de 2024;
- Yoki: loja-conceito para o período de Festas Juninas, em maio de 2024;
- Amstel: loja conceito para as ações durante a Parada LGBT de São Paulo, em junho de 2024;
- Bimbo: loja para reforçar as características “intensas” do snack Takis, em junho de 2024.
Fonte: Mercado e Consumo