A Plataforma de Inteligência de Mercado – Grupo Revenda entregou no último dia 22 de junho, em evento fechado para executivos das empresas cogestoras e convidados, os resultados do estudo Oportunidades Estratégicas para Desenvolvimento de Novos Mercados nas Perspectivas dos Consumidores que Reformaram ou Construíram, que, entre vários pontos abordados e aprofundados, apresentou o resultado da seguinte pergunta: “Com a atual crise econômica, você diria que está passando mais tempo em sua casa, convivendo com a família e amigos?”
Dos 900 entrevistados que haviam realizado obras residenciais, distribuídos por doze praças do Brasil, 88,9% afirmaram que “sim”, estão passando mais tempo dentro de seus lares como reflexo da crise econômica.
As unidades federativas que mais responderam “sim” foram: Bahia, com 98,3%; Mato Grosso, com 92,7% e Pernambuco, com 92,1%. Em relação às regiões, o Nordeste puxa a média para cima, com 92%.
Já nas classes sociais, este número cai para 82,3%, considerando a classe A, e sobe para 90%, considerando a classe B. Já a classe C, fica, na média, com 88,8%.
Por fim, desta amostra que afirmou estar passando mais tempo dentro de seus lares com amigos e familiares, 60,9% consideram as salas seu ambiente preferido; 16% os quartos; e 7,8% copa/cozinha.
Em relação à média por unidades federativas são os gaúchos que mais consideram suas salas o ambiente preferido para esses dias difíceis, com 76,4%; seguidos pelos cearenses, com 69,8%; e pelos catarinenses, com 68,2%.
Segundo o gestor da Plataforma, Newton Guimarães, “pensar em festivais de vendas de produtos associados às salas (de jantar, estar, TV etc.) e apresentá-los de maneira positiva, ressaltando a convivência e estreitamento de laços afetivos, pode ser uma boa maneira de se posicionar no atual cenário econômico.”
O estudo tem como objetivo principal fundamentar hipóteses que visem estruturar políticas comerciais adequadas para o período pelo qual o Brasil está passando.
A Plataforma é um sistema de compartilhamento de Inteligência de Mercado, cogerida por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas e Votorantim Cimentos, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo para sua profissionalização e desenvolvimento.