Para crescer este ano, o GPA (Grupo Pão de Açúcar) já sabe o que fazer. A lista das prioridades da companhia foi divulgada por Luis Moreno, CEO da Multivarejo, divisão que reúne as marcas Extra e Pão de Açúcar, na manhã de hoje (24/02), durante teleconferência. A maioria visa melhorar atendimento, produtividade e eficiência operacional. Veja:
– Elevar o número de funcionários com perfil polivalente (que sabem executar mais de uma função), a fim de melhorar o atendimento nas lojas, especialmente, nos horários de pico. “Assim, conseguimos, por exemplo, destacar funcionários para operar mais checkouts quando a loja estiver cheia. Sem a necessidade de aumentar o efetivo”, explicou Moreno
– Criar plataforma colaborativa com a indústria a fim de melhorar fluxo de caixa
– Elevar participação das marcas exclusivas
– Intensificar uso de CRM (Customer Relationship Management)
– Reforçar proposta de valor
– Montar times para avaliar novos e específicos ganhos por formato de loja
– Seguir com as conversões de lojas (serão 15 conversões da bandeira Extra Hiper em Assaí)
– Abertura de 6 a 8 novas lojas Assaí
– Transformação digital nas lojas
Prejuízo em 2016
O Grupo Pão de Açúcar registrou prejuízo líquido de R$ 45 milhões no quarto trimestre de 2016, ante lucro líquido de R$ 9 milhões no mesmo período de 2015, segundo demonstrações financeiras divulgadas na madrugada desta quinta-feira no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O resultado é o consolidado do grupo atribuído aos sócios da empresa controladora.
No ano fechado, a companhia obteve uma receita líquida consolidada no segmento Alimentar (Multivarejo + Assaí) de R$ 41,5 bilhões em 2016, um avanço de 11,4% em relação a 2015. Levando em consideração só o quarto trimestre de 2016, a receita líquida do GPA Alimentar cresceu 12%, totalizando R$ 11,7 milhões, em relação ao mesmo período de 2015.
Fonte: Supermercado Moderno