Setor eleva faturamento e número de usuários mesmo em meio à pandemia
Por Redação
Apesar da reabertura integral do comércio, os consumidores brasileiros seguem aderindo novos formatos de compra, para o recebimento em casa. Esse cenário favorece o setor de clube de assinaturas, que passou a contar com novos usuários, segundo um estudo da Betalabs, empresa de tecnologia especializada em soluções para e-commerce. “O que a gente calculou foi um crescimento de 18% no faturamento de 2021, em relação a 2020”, afirma Luan Gabelline, sócio-diretor da Betalabs, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. A média foi de 600 a 700 novos assinantes todos os dias. Entre os segmentos com maior participação, estão Livros (27%), Bebidas (18%), Alimentos (17%), Cuidados Pessoais (12%) e Pet (11%).
Pandemia Impulsiona Setor
Grande parte dos clubes de assinaturas está na região Sudeste, com destaque para São Paulo (32%), Rio de Janeiro (12%) e Minas Gerais (9%). O ticket médio é de R$ 59,70. Segundo Luan, a pandemia teve o papel de “empurrar” quem ainda não tinha o hábito de comprar online e esse é um dos fatores que influenciaram o crescimento do setor. “A pandemia acelerou, mas esse é um movimento sem volta. As pessoas já adotaram esse modelo e, uma vez que isso entra no consumo, a tendência é não sair, porque é conveniente, é um serviço online e esse é o futuro: um mercado cada vez mais digitalizado, focado em experiência”, complementa o sócio-diretor. A empresa registrou novos segmentos surgindo, como clubes para o público infantil, e um movimento de varejistas online que usam o formato como estratégia de fidelização.
Perspectivas para 2022
Hoje, a Betalabs tem mais de 700 clubes, que somam cerca de 500 mil assinantes. Este ano, a base de empresas cresceu 25%. Para Luan, a tendência para 2022 é de um crescimento maior no consumo de assinaturas fora do Sudeste. “Norte e Nordeste ainda não eram grandes adeptos e a gente vê que cada vez mais têm adotado o consumo dentro dessa modalidade. A tendência é sempre de crescimento maior, agora para os mercados menos maduros, e que vão apresentar crescimento em 2022/2023.” No próximo ano, a empresa pretende fomentar os clubes com mais soluções. “Temos como missão oferecer ferramentas para os empresários conseguirem atender os clientes, além de chegar a um milhão de assinantes”, finaliza.
Fonte: GiroNews