Por Ana Claudia Nagao | O seleto grupo de farmácias bilionárias ganha um novo integrante. A Soma Drogarias alcançou faturamento de R$ 1,03 bilhão em 2023.
A rede de farmácias associativistas apresentou um crescimento acumulado de 90,04% nos últimos cinco anos, segundo dados da IQVIA.
“Trata-se de uma conquista coletiva de todos os associados. Ela é fruto de um trabalho de desenvolvimento completo das farmácias, mas principalmente da nossa equipe de inteligência, que detectou a tendência de alta nas vendas de não medicamentos e conseguiu indicar a tempo o mix ideal para as lojas aproveitarem essa oportunidade de crescimento”, enaltece o CEO Paulo Henrique Ribeiro.
Entrada no rol de farmácias bilionárias teve impulso de marca própria
Segundo Ribeiro, a entrada no rol de farmácias bilionárias teve como um dos principais motores a linha de marcas próprias. A meta é atingir um faturamento de R$ 1 milhão por mês só com os produtos de private label.
“Em um ano triplicamos o número de marcas próprias e vamos fechar março com 100 SKUs, incluindo 50 lançamentos na área de nutricosméticos e suplementos”, antecipa. E até agosto a Soma ainda prevê o lançamento de uma linha de dermocosméticos e uma específica para academias, com itens como creatina.
Outro fator que impulsionou a chegada ao primeiro bilhão foi o intenso investimento na plataforma de treinamento e capacitação. “Hoje atingimos um nível de maturidade em que os associados conseguem estabelecer metas para os balconistas. E estes podem acompanhar todo o processo pelo próprio smartphone, a fim de verificar como está o seu desempenho”, complementa o executivo.
Expansão para São Paulo, Norte e Nordeste
Presente em 23 estados mais o Distrito Federal, a rede só não fincou bandeira ainda em três estados – Alagoas, Mato Grosso do Sul e Roraima. São mais de 855 lojas que realizam em torno de 95 milhões em compras por mês e atendem 3 milhões de clientes mensalmente.
A meta para 2024 é crescer 10%, com a abertura de 200 novas unidades. “Estamos com um plano de expansão muito forte em São Paulo e em alguns estados no Norte e Nordeste, como o Rio Grande do Norte, um dos mais receptivos e maduros para projetos de associativismo”, ressalta Ribeiro. “Além disso também continuaremos com nosso trabalho de prospecção na região Sudeste, na qual estamos mais próximos e conseguimos fechar mais negócios”, acrescenta.
Foco em evitar perdas no balcão
O desenvolvimento de um e-commerce próprio que funcione para o modelo associativista está no radar de expansão da Soma, bem como a ampliação dos serviços farmacêuticos, operação ainda incipiente e disponível em poucas unidades.
“Temos um programa em desenvolvimento com nossa equipe de inovação, mas é um tema que ainda exige maturação, principalmente em função da falta de espaço para a disponibilização da sala de atendimento. Assim como também não adianta ter uma loja online maravilhosa sem conseguir atrair clientes para a plataforma”, explica.
Para Ribeiro, a rede, primeiramente, precisa sanar dificuldades mais importantes no próprio PDV antes de se aventurar em outros canais de serviços e atendimentos. Um deles é evitar a perda da venda no balcão por conta de ruptura e estoques inadequados.
“Quantas vezes o cliente chega na farmácia e não encontra o produto que está procurando? O que estamos trabalhando no momento é a ferramenta da IQVIA que nos permite verificar o que está sendo vendido nas farmácias concorrentes ao redor, o quanto elas cresceram. E, juntando com nossos dados de vendas e sazonalidade, conseguimos enviar, diariamente aos associados, sugestões de compras baseadas em dados do que o concorrente está vendendo e por qual preço”, argumenta.
Convenção espera reunir mil participantes
Outra aposta é a realização de feiras de negócios. Nos dias 23 e 24 de agosto a Soma realizará sua convenção anual na Expominas BH, com a projeção de receber mil participantes das redes associadas, além de 82 estandes de parceiros da indústria e distribuição. “Será também uma oportunidade para ampliar o conhecimento, que este ano contará com uma palestra do historiador e professor Leandro Karnal”, finaliza Ribeiro.
Fonte: Panorama Farmacêutico