As assinaturas mensais de caixas temáticas mostram-se cada vez mais uma boa oportunidade para empreendedores brasileiros. Diogo Santos, de 29 anos, e seus dois amigos, Raul Calhelha, 28, e Thierre Penteado, 34, apostaram na tendência e lançaram um kit com temática nerd, contendo desde jogos eletrônicos a camisetas e brinquedos.
Fundada em 2015, a Nerd ao Cubo, hoje, pertence não só aos três sócios como teve a parte majoritária de suas ações vendida à empresa multinacional Webedia.
Mas a história da Nerd ao Cubo remete desde os 20 anos de Diogo. Apesar de ter cursado engenharia, ele explica que sempre desejou ser empreendedor. “Ao longo dos anos fui vendo que o negócio de assinaturas estava em uma crescente e comecei pensar em ideias para entrar nesse ramo”, diz ele.
O paulista diz ter cogitado caixinhas de fraldas e de produtos sem lactose, mas em nenhum deles se sentiu seguro o bastante para investir. Foi quando veio o estalo. “Pensei ‘ué, eu sou nerd, porque não fazer algo para gente como eu?’”
Aficionado por jogos e filmes com temática de fantasia e ficção científica, Diogo percebeu que nenhuma das caixinhas mensais da época ofereciam um produto voltado especialmente para esse público. Ele entrou em contato com os dois amigos e o trio inciou a fase de planejamento.
“Durante um ano estudamos bem o mercado e montamos um plano de negócios. Só depois que resolvemos lançar a primeira caixinha”, afirma ele.
Segundo o empreendedor, era essencial que o kit possuísse produtos que, no total, tivessem um valor acima do que é pago pela assinatura. Hoje, o assinante paga R$ 69,90 e recebe um kit com cinco a sete objetos que valem, ao todo, pelo menos R$ 100.
Para realizar o feito, os três sócios conversaram com diversas empresas em busca de permutas e parcerias. “Percebemos que a chave do negócio era tornar o Nerd ao Cubo um veículo de mídia, muito mais do que um clube de assinatura. Afinal, a ideia é que impactássemos as pessoas com a caixa”, diz ele.
Para lançar o primeiro protótipo do kit, eles fizeram uma parceria com a Universal Pictures. “Na estréia de um dos filmes da produtora, a gente chamou alguns influenciadores e demos uma caixinha relacionada para cada um. O resultado foi incrível, logo depois da estréia muitos deles filmaram a abertura dela. Foi aí que os pedidos para liberação do produto começaram a voar”, afirma Diogo.
Segundo ele, as vendas só aumentaram a partir daí. “No primeiro mês, vendemos todas em quatro dias. No segundo, em três. No terceiro, acabamos com o estoque em oito horas”, diz ele.
Para ele, um dos principais motivos é toda estratégia de marketing digital da empresa. “Os assinantes fazem vídeos de unboxing [abertura do kit] sem nem pedirmos nada. Nós só incentivamos. Por exemplo, publicamos todo mês um vídeo com os melhores unboxings. Todo mundo quer aparecer e então vai mandando”, diz ele.
Com a aquisição pela Webedia, Diogo acredita que a empresa poderá crescer muito mais devido ao conhecimento acumulado da multinacional. “O legal da Webedia é que ela não interfere na essência do negócio. Ela não toca na nossa operação porque acredita no que fazemos”, afirma ele.
Para o futuro, Diogo e os amigos pretendem desenvolver kits específicos e segmentados. “Sabemos que é possível chegar aos 60 mil assinantes, então estamos mirando alto. Mas não queremos apenas aumentar nosso número de clientes. Queremos crescer ainda mais na mídia e investir na nossa criatividade”, diz ele.
Fonte: PEGN