Caito ressaltou que o objetivo da empresa não é comercializar óculos (escuros e de grau), mas sim vender a própria marca. “Existe uma legião de fãs da Chilli Beans e isso é muito legal. Nós somos a única marca brasileira que as pessoas tatuam”, gabou-se, mostrando no telão as tatuagens de seguidores da empresa.
Com uma veia empreendedora cada vez mais pulsante, a Campus Party Brasil recebeu nessa quarta-feira (31) a palestra do empresário brasileiro Caito Maia, criador da marca Chilli Beans. Ele contou, no palco principal do evento, como transformou a revenda de 500 óculos comprados em um camelô dos Estados Unidos em uma das maiores marcas do mundo da moda.
Ele disse que, para ter o negócio evoluindo, é essencial sempre planejar o passo seguinte. “Se não pensar no futuro, você morre muito rápido”, decretou o empresário, salientando o quão importante é buscar um diferencial. “Se você não olha para o mesmo lugar que todo mundo está olhando, você começa a ser mais criativo”.
Nessa toada, Caito contou que investe muito em linhas em parcerias com artistas e influenciadores digitais. De acordo com o empresário, as histórias por trás das criações são importantes. “Há dez anos, se a gente continuasse a vender óculos escuros, a gente ia morrer. Começamos a criar histórias por trás dos óculos. O nosso time de vendedores as contam, porque produto todo mundo vende. Se você não tem histórias, vira commoditie. Se tem, isso te diferencia do mercado”.
A missão de manter-se relevante é ainda mais difícil em um mundo em constante mudança. “Hoje existem a música e a banda do dia. Semana que vem já tem outras. E as pessoas não querem escutar o disco, querem ouvir só uma música”, destacou Caito, que, antes de se tornar um empresário bem sucedido, era membro de uma banda de rock.
História
Ele largou a música como profissão para, em 1997, fundar a Chilli Beans. Isso depois de ter comprado 500 óculos nos Estados Unidos, onde estudou em uma escola de música, para revender no Brasil. Fez tanto sucesso que abriu a empresa que o catapultou para o estrelato mundial. Ele começou na Mercado Mundo Mix, feira famosa na década de 1990 em São Paulo, e agora está no comando de uma rede de franquias com 803 lojas espalhadas pelo mundo.
“Eu não conheço uma forma de ficar milionário em três dias”, disse, ao ser questionado pelo público sobre a receita do sucesso. “Tem que errar, cair, tomar e quebrar. Eu vejo que as pessoas mudam o jogo muito rápido. Tem que ter paciência, porque as coisas não irão acontecer amanhã”.
Acostumado a dar palestras pelo Brasil e em outro países, Caito comemorou a oportunidade de ter participado na Campus Party. “Aqui é a fonte que tem que se beber, a fonte da criatividade, da inovação e da coragem”, disse a A Tribuna enquanto ia embora da feira, rumo a mais uma reunião. “Nosso objetivo é crescer, expandir mundialmente e chegar em 1.100 pontos de venda”.
Fonte: A Tribuna