Estudo da MindMiners apontou o cenário do click and collect no Brasil e como o serviço pode reduzir problemas relacionados à entrega de produtos
A MindMiners apresentou, durante o BR Week deste ano, o estudo “Click&Collect. Pesquisa Nacional com Consumidores e Grandes Varejistas”. Danielle Almeida, head de planejamento da MindMiners, apontou que os produtos comprados com mais frequência na internet, como livros, jogos e vestuários, têm potencial para promover uma alavancagem nos serviços de click and collect no varejo nacional.
Segundo Danielle, “as categorias que estão no topo do gráfico de vendas on-line estão diretamente ligadas ao desejo de entrega rápida”. Além disso, apesar do fato que as pessoas que compram pela internet e recebem em casa serem grande maioria, o número de pessoas que já retiram nos correios ou em algum tipo de transportadora junto com quem tira na loja física já é 20%, segundo o estudo da MindMiners.
A fundadora da MindMiners, Sonia Bittar, aponta que, no Brasil, o total das vendas on-line tem algo entre 8% e 20%, o que representa uma quantidade considerável. “ Em algumas categorias, como em celulares, a gente já tem 50% de busca na loja. E o mais interessante, 20% de click and collect pode representar aumento de 5% a mais no lucro das empresas.”
A pesquisa internacional “TheTransformation of Retail” aponta que, 51% dos CEOs garantem já oferecer o serviço de click and collect. Entre esses, 28% usam parceiros varejistas para retirada. A participação das vendas on-line com click and collect na Home Depot, por exemplo, já é de 45%. Na Zara, 30%. “É um vetor sem caminho de volta”, afirma Sonia.
Problemas logísticos
Sonia aponta ainda que a popularização do click and collect reduz os crescentes problemas com roubo de cargas e gastos com transporte para as empresas. A Fundação Dom Cabral aponta que custos extras com roubos de carga são de 12 a 30% e que o custo logístico corresponde a 11,7% da receita. No Rio de Janeiro, o preço dos fretes cresceu 40% no último ano por causa do aumento da violência, segundo Sonia.
As dificuldades logísticas para entrega na casa do consumidor podem ser uma oportunidade para a promoção do click and collect no Brasil. Sonia aponta que até mesmo lugares com boa infraestrutura apresentam dificuldades para receber produtos pedidos no on-line. “O on-line cresceu muito e todo mundo entrega tudo, desde uma bijuteria até um móvel. Isso vai ocupando os espaços de armazenamento dos grandes condomínios”, diz Sonia.
A fundadora da MindMiners apontou ainda que, para alguns varejistas que integraram o estudo, o número de pessoas que buscam seus produtos na loja física e fazem uma compra adicional chega a 25%, o que pode representar um potencial para barrar a queda do fluxo nas lojas físicas.
“O fluxo de loja reduziu e a compra emocional diminuiu. O que nossos clientes disseram é que o click and collect vai ampliar a visita à loja e vai depender da equipe de loja conseguir a venda adicional. Isso deve reduzir os fechamentos porque as lojas vão se tornar um mini centro de distribuição”, conclui a executiva.
Fonte: BR Week