A pesquisa Panorama Comércio Móvel no Brasil realizada pela Mobile Time [site jornalístico] e Opinion Box [empresa de soluções de pesquisas] entrevistou 2.115 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone para extrair algumas informações e insights revelantes sobre m-commerce.
Recentemente um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) revelou que cada brasileiro possui dois dispositivos digitais, incluindo smartphones, computadores, notebooks e tablets. No entanto, o destaque ainda vai para os smartphones, há hoje 230 milhões de aparelhos ativos no Brasil, aumento de 10 milhões em relação a 2018. Considerado como ferramenta essencial, seja para âmbito profissional ou pessoal, os dispositivos cumprem sua função, inclusive quando o assunto é comprar.
De acordo com o panorama, em três anos as compras por smartphones cresceram de 62% para 82%. Esse número é ainda mais significativo quando se fala da de consumidores com maior renda, chegando a 90% nas classes A e B e 79% nas classes C, D e E.
Os aplicativos sociais também ganharam espaço no gosto dos consumidores, onde 61% já disseram fazer encomendas via WhatsApp – onde a grande maioria vem de classes C, D e E – e 41% através do Facebook Messenger. Além do aumento do consumo digital, o brasileiro se mostra muito satisfeito (46%) com relação a suas compras.
Compra online e retira na loja
Entre a lista de funcionalidades preferidas dos consumidores em aplicativos móveis está, em primeira colocação com 48%, a compra online e retirada na loja física. Essa nova modalidade, também lembrada como ‘Clique e Retire’ se dá pela integração das lojas físicas com loja online para oferecer a melhor experiência de compra ao usuário.
Em segundo, os entrevistados afirmam que a navegação gratuita é essencial dentro do comércio móvel. Por isso, oferecer wi-fi gratuito dentro das lojas físicas ou permitir a navegação sem cobrança de dados são fatores de grande valor na hora de oferecer um app. Veja abaixo o gráfico completo com todas as funcionalidades:
Aos consumidores mais resistentes, que nunca compraram pelo celular, afirmam que não confiam (31%), gostam de provar e ver o produto antes (30%) e o fato de não possuir cartão de crédito (24%) são as principais barreiras para não comprar online.
De olho nessa tendência, a startup Neomode tem se aprofundado em oferecer soluções digitais omnichannel para empresas de varejo que desejam conectar suas vendas através de aplicativos e chatbots (assistentes virtuais). O sistema Clique e Retire é uma das muitas funcionalidades oferecidas nos canais de venda da startup.
“O ambiente online se tornou cada vez mais próspero para lojistas que querem otimizar suas vendas de todos os lados, o objetivo é conectar os consumidores de forma que eles possam usar lojas físicas como centros de distribuição” completa a co-fundadora da Neomode, Fabiola Paes.
Fonte: Neomode