A partir de hoje, é possível comprar um carro da Citroën pela internet, com apenas quatro cliques. A montadora lançou, no Salão do Automóvel de São Paulo, o St@rt, primeiro comércio eletrônico da companhia no mundo.
Segundo Paulo Souti, presidente da empresa no Brasil, a projeção é que as vendas pela internet desses dois modelos atinjam de 6% a 7% do total.
Para ele, essa nova opção de compra não corta totalmente as relações do consumidor com uma concessionária. “O processo de aquisição de um novo carro não acontece de uma hora para outra, passa por um amadurecimento”, disse.
O cliente irá tirar suas dúvidas na rede de lojas e fazer o test drive e pode finalizar a compra pela internet, no site St@rt. Ao fim, a concessionária irá entregar o carro e fazer o pós-venda.
De acordo com o presidente, a ideia foi criada ao analisar as tendências de compras dos brasileiros. Cerca de 63% compram online e 85% das compras de um carro novo começam com uma pesquisa na internet.
“Percebemos que havia uma tendência e poderíamos atingir milhões de potenciais consumidores”, afirmou ele.
Uma equipe de cinco pessoas passou um semestre desenvolvendo o comércio eletrônico, que é inédito para a Citroën em todo o mundo.
Crescimento acelerado
A Citroën tem um plano agressivo de aumentar as vendas em 30% até 2021. Segundo Linda Jackson, CEO mundial da montadora, a marca precisa acelerar a sua transformação, para se tornar mais perto dos seus consumidores.
O plano também se aplica ao mercado brasileiro, afirmou Souti. Para conseguir atingir esse número, a montadora irá lançar um novo carro a cada ano até 2021, disse ele.