O projeto Cinemóvel Carrefour, lançado em 2015, chegou em São Paulo trazendo na carroceria, além de cultura, lições de valorização das diferenças e semelhanças. Nesta temporada, o projeto já visitou mais de 10 cidades de quatro estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Até o final do ano, serão 200 sessões gratuitas de cinema principalmente para alunos da rede pública de ensino fundamental. Na capital paulista, o projeto fica até o dia 1º de novembro.
Os filmes escolhidos – “Valente”, “Shrek”, “Billy Elliot” e “Um sonho possível” – buscam valorizar a diversidade e despertar no público a importância do respeito a todos. Esses temas também são abordados em cartilhas educativas distribuídas aos educadores da rede pública e que podem ser usadas em debates em sala de aula. “As atividades lúdicas permitirão ao espectador um novo olhar sobre as diferenças sociais. Será uma oportunidade para eles aprenderem e refletirem enquanto se divertem”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pela produção do projeto.
As sessões ocorrem em um caminhão especialmente adaptado, que vai visitar o estacionamento de lojas Carrefour, além de parques e outros espaços públicos. Com 30 poltronas, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, iluminação própria de cinema, rampa de acesso e duas acomodações para cadeirantes.
“O Instituto Carrefour tem como missão promover e apoiar ações e iniciativas que valorizem a diversidade do nosso país. Reforçamos esse compromisso ao investir em projetos como o Cinemóvel, que fomentam a inclusão e o respeito aos direitos humanos”, afirma Paulo Pianez, diretor-executivo do Instituto Carrefour.
O Cinemóvel Carrefour faz parte do Projeto Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura e pelo Instituto Carrefour e patrocinado pelo Carrefour Soluções Financeiras, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.