Mais um Inflvencers no ar! Camila Farani recebeu Caito Maia, Fundador da Chilli Beans, maior empresa de óculos da América Latina, que contou detalhes sobre a trajetória da sua carreira.
Caito começou a empreender depois que sua banda, Las Chicas Tienen Fuego, não emplacou. Ele morava nos EUA e decidiu então ganhar a vida trazendo óculos para os seus amigos do Brasil. Em 2000 ele abriu o primeiro quiosque em um shopping e hoje já expandiu sua operação para os Estados Unidos, Portugal, Peru, México, Caribe, Tailândia, Colômbia e Kuwait. Caito contou detalhes sobre os desafios que enfrentou durante as expansões e o que fez para superar os desafios. “Sinto falta de um governo que me ajude institucionalmente para divulgar o Brasil e me abrir portas, mas graças a Deus estamos com as contas bem e lucrativas”, destaca.
E você sabia que mais de uma vez a Chilli Beans foi case de estudos na universidade Harvard para os alunos de Business? Trata-se de um projeto intitulado FIELD Global Parters e segundo Caito, essa experiência foi muito especial em termos de reconhecimento e abriu portas para a expansão mundial da Chilli Beans. “Estamos negociando com um grupo da Índia que nos conheceu em Harvard”.
Durante o bate papo Caito contou também sobre o seu primeiro investimento, a inspiração para o nome Chill Beans, as tentações do seu próprio negócio, sobre a vez em que a sua empresa quebrou e a importância de ter um diferencial competitivo. Se você parar para pensar, óculos não é um negócio diferente, existem muitas óticas, todas vendem óculos e com a mesma facilidade de pagamento parcelado. Por isso, Caito explica que todos os óculos da Chilli Beans possuem uma história por trás e cita o exemplo das coleções da Rita Lee, Beatles e Dj Alok. “Hoje existem dois lugares no mundo em que se lançam óculos: Milão e Paris e eu não deixo meu time de designers ir pra lá já faz sete anos. Não quero saber o que é tendência, quero criar a minha própria tendência, minha história”.
Caito contou também quais são as marcas brasileiras que mais admira, sua opinião sobre o futuro do varejo, sua experiência como tubarão no Shark Tank Brasil e sobre o lançamento da Chilli Beans nas óticas multimarcas apostando nos óculos de grau. “Acho que estou onde estou por que eu não perdi o foco, meu foco principal é vender óculos”.
Fonte: Startupi